FRAUDES EM EMPRÉSTIMOS: Detran desarticula quadrilha que falsificava documentos com ajuda de servidora

“A fraude se dava na expedição de segunda via da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), uma servidora do Detran Rondônia integrava a associação criminosa.

FRAUDES EM EMPRÉSTIMOS: Detran desarticula quadrilha que falsificava documentos com ajuda de servidora

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A Corregedoria Geral do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) Rondônia, em conjunto com policiais da Delegacia de Núcleo de Combate à Defraudações de Porto Velho, deflagraram a “Operação Loan”, nesta quarta-feira (22), para cumprir cinco mandados de busca e apreensão de documentos, a partir de monitoramento, que ocorria desde 2019, de uma quadrilha que contava com a participação de uma servidora do órgão.
 
O corregedor geral do Detran Rondônia, delegado Glauco de Paula Souza, explicou que a Operação Loan teve como objetivo cumprir mandados de busca e apreensão, relacionados à estelionato, associação criminosa, corrupção ativa e passiva contra a quadrilha.
 
“A fraude se dava na expedição de segunda via da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), uma servidora do Detran Rondônia integrava a associação criminosa. 
 
De posse das informações das vitimas, que eram servidores públicos do Estado de Rondônia, a organização abria contas correntes e efetuavam empréstimos consignados, além de outras fraudes”, afirmou o corregedor.
A equipe da Corregedoria do Detran Rondônia estava monitorando a servidora da autarquia, que integra a quadrilha e é lotada no Posto Avançado da Zona leste, desde o ano passado.
 
Segundo o delegado Glauco de Paula no final de 2019, ela teria tentado fraudar e não teria conseguido, desconfiada ela teria dado um tempo, em março de 2020, ela teria orientado os membros da organização criminosa a procurar o Posto Avançado da Zona sul com procuração falsa, onde foi emitida a segunda via da CNH de uma vítima, que é auditora fiscal da Secretaria de Estado de Finanças (Sefin).
 
Com os documentos da vitima em mãos, a quadrilha abriu uma conta corrente em uma instituição bancária e efetuou um empréstimo consignado na folha de pagamento da referida auditora no valor de R$ 150 mil. Quando a vitima descobriu o golpe, procurou a Corregedoria do Detran, e como a servidora já vinha sendo monitorada, a equipe passou a investigar via sistema, auditagem. Depois de todas as informações colhidas, o delegado Glauco de Paula, as repassou para a Delegacia de Defraudações, sob o comando do delegado Swami Otto.
 
Ao conversar com o delegado Swami, sobre a atuação da quadrilha, o corregedor Glauco foi informado que na Delegacia de Defraudações já tinha uma investigação em andamento de outra vitima, médica do Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, em Porto Velho, e chegaram à conclusão que se tratava da mesma quadrilha.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS