LANÇAMENTO: Parque Ecológico de Vilhena recebe projeto de plantio de árvores frutíferas

Foi realizado na manhã desta sexta-feira (19), no Parque Ecológico de Vilhena, um ato simbólico que marcou o lançamento de um projeto de plantio de árvores frutíferas

LANÇAMENTO: Parque Ecológico de Vilhena recebe projeto de plantio de árvores frutíferas

Foto: Reprodução

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
1 pessoas reagiram a isso.
Foi realizado na manhã desta sexta-feira (19), no Parque Ecológico de Vilhena, um ato simbólico que marcou o lançamento de um projeto de plantio de árvores frutíferas. A iniciativa foi conduzida por Dari de Oliveira e contou com a presença do vice-prefeito Aparecido Donadoni, do secretário municipal de Meio Ambiente, Alexandre Damasceno, e do sargento Huther, da Polícia Militar Ambiental.
 
O projeto prevê, nesta fase inicial, o plantio de 150 árvores frutíferas de diferentes espécies. Desse total, 40 mudas serão plantadas nas margens do lago existente no parque, com a finalidade de que os frutos também sirvam de alimento para os peixes.
 
As mudas foram cultivadas por Dari de Oliveira e doadas ao município, sem custos para os cofres públicos. A ação faz parte de iniciativas voltadas à preservação ambiental, recuperação de áreas verdes e valorização dos espaços naturais urbanos.
 
Ampliação do projeto
 
Conforme o planejamento apresentado, a segunda etapa do projeto deverá contemplar o plantio de centenas de árvores ao longo da pista de caminhada que liga o Parque Ecológico à Casa Marechal Rondon, local reconhecido como ponto turístico e histórico de Vilhena.
 
Origem do Parque Ecológico
 
O Parque Ecológico de Vilhena foi idealizado há cerca de dez anos por Dari de Oliveira, em uma área que anteriormente era utilizada como depósito irregular de lixo e entulho, causando impactos ambientais e comprometendo nascentes da região, incluindo o Rio Barão do Melgaço.
 
Atualmente, o local integra um complexo de preservação ambiental, com proposta de futura ligação ao Parque de Exposições de Vilhena. Caso o projeto seja consolidado, a cidade poderá contar com uma área contínua de vegetação urbana estimada em 150 hectares, incluindo áreas de mata primária, extensão superior à do Parque do Ibirapuera, em São Paulo.
 
Atuação de Dari de Oliveira
 
Durante o lançamento do projeto, Dari de Oliveira relembrou sua trajetória no município, onde reside há 50 anos, e destacou a evolução do parque ao longo da última década. Também foi informado que, mesmo aos 80 anos, Dari firmou um contrato de doação de serviços ao Município, sem remuneração, para continuar atuando no desenvolvimento e manutenção do Parque Ecológico.
 
Em nome da administração municipal, o vice-prefeito Aparecido Donadoni agradeceu a contribuição de Dari de Oliveira pelos serviços prestados ao município ao longo de meio século.
Direito ao esquecimento

Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Como você vai comemorar as festas de fim de ano?
Quantos livros você leu em 2025?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS