O Delegado-Geral da Polícia Civil, Samir Fouad, aproveitou a oportunidade para parabenizar os homenageados. “Parabéns aos profissionais que de uma forma ou de outra colaboraram com o desenvolvimento institucional
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A Polícia Civil do Estado de Rondônia realizou na manhã desta sexta-feira (05/07), homenagem a profissionais integrantes da sociedade organizada, Polícia Civil, Polícia Militar, Bombeiro Militar, Forças Armadas e instituições públicas que prestaram relevantes serviços à corporação. Foram entregues 150 medalhas “Mérito Delegado Mauro dos Santos”, a maior comenda da instituição Polícia Civil. A solenidade aconteceu no auditório do Instituto Federal de Rondônia (IFRO) e contou com a presença do Secretário de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), Cel. PM José Hélio Pachá, do Delegado-Geral da Polícia Civil, Samir Fouad, Delegada-Geral adjunta da Polícia Civil, Alessandra Paraguassu, demais autoridades, servidores e convidados.
O Delegado-Geral da Polícia Civil, Samir Fouad, aproveitou a oportunidade para parabenizar os homenageados. “Parabéns aos profissionais que de uma forma ou de outra colaboraram com o desenvolvimento institucional. A medalha entregue hoje é um reconhecimento às pessoas que não mediram esforços em prestar serviço à Polícia Civil e, consequentemente à sociedade”, disse o delegado.
Entre os homenageados estão policiais civis, representantes do Ministério Público, do Tribunal de Justiça, Tribunal de Contas, da Forças Armadas, Polícia Militar e Bombeiro Militar, Juízes, Promotores, Deputados, Secretários Estaduais, entre outros.
Histórico
A medalha “Mauro dos Santos” foi instituída por meio do Decreto nº 11.580, de 13 de abril de 2005, pelo então Governador do Estado de Rondônia, Ivo Cassol, atendendo a um pedido do delegado e deputado estadual na época, Paulo Moraes. A medalha é a maior comenda da instituição Polícia Civil e visa condecorar profissionais que prestaram relevantes serviços à Polícia Civil. A medalha carrega o nome de um delegado de polícia que foi vítima de homicídio registrado na cidade de Espigão do Oeste, em novembro de 1989. Uma justa homenagem ao delegado “Mauro dos Santos” que foi assassinado por investigar madeireiros que estavam cometendo crimes na região.
Mauro dos Santos teve uma breve passagem pela Polícia Civil, conhecedor de 04 quatro idiomas, foi o 1º colocado na classificação do concurso público para o cargo de delegado e 1º colocado na Academia de Polícia (Acadepol). Ingressou na instituição de segurança pública em 27 de outubro de 1987 e tomou posse no dia 11 de novembro de 1987, como titular da Delegacia de Espigão do Oeste.
No dia 1º de setembro de 1989, foi transferido pra Delegacia de Vilhena, atendendo ao interesse da administração pública, contudo, na data de 02 de novembro de 1989, foi executado em sua residência quando se preparava para deixar a cidade de Espigão do Oeste a fim dar cumprimento ao pedido da administração pública. Vale ressaltar que em 25 de junho de 1999, o delegado Mauro dos Santos obteve sua primeira homenagem, quando o então Governador do Estado de Rondônia, José de Abreu Bianco, instituiu por meio do Decreto Lei nº 816, o nome da Delegacia de Espigão do Oeste como sendo o nome do delegado. Mauro dos Santos foi pai de dois filhos.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Aos leitores, ler com atenção
Este site acompanha casos policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda-se ao leitor critério ao analisar as reportagens.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!