Com a missão de proteger a sociedade rondoniense do crime organizado, a Polícia Civil do Estado de Rondônia vem passando por sérias crise no setor de transporte com cerca de 100 viaturas danificadas e algumas literalmente apodrecendo expostas as intempéries.
Um rápido levantamento do Rondoniaovivo detectou que estão danificadas na garagem do Estado cerca 40 viaturas, na garagem da Polícia Civil, atrás do Detran mais 18 veículos e nos municípios do interior os números podem passar de 40 veículos comprometidos, sem as devidas manutenções.
Até uma embarcação fluvial de pequeno porte do Distrito de São Carlos também está apodrecendo há mais de seis meses no pátio, com as operações policiais investigativas no povoado ribeirinho não mais acontecendo.
Ofícios já teriam sido encaminhados para a SESDEC (Secretaria da Segurança, Defesa e Cidadania de Rondônia), informando a situação precária dos veículos que fazem parte do sistema de segurança pública. Muitos destes carros são de fácil conserto, sendo possível colocar em menos de uma semana, pelo menos mais 20 viaturas na rua. Falta vontade política. Esbarra-se num contrato de locação, supostamente mais vantajoso para o erário.
O dever de proteger a sociedade fica comprometido, pois “sem” viaturas nas ruas da capital e com os grandes índices de ocorrências, quem sofre é a comunidade fica a mercê dos marginais.