SELVA – Policiais Federais fazem curso de pilotagem “fora de estrada” para enfrentar trilhas na Amazônia

SELVA – Policiais Federais fazem curso de pilotagem “fora de estrada” para enfrentar trilhas na Amazônia

SELVA – Policiais Federais fazem curso de pilotagem “fora de estrada” para enfrentar trilhas na Amazônia

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Ocorre entre 27 a 29 de maio, o primeiro Curso de Direção Operacional Off-Road da Polícia Federal em Porto Velho. A abertura do evento aconteceu nesta quarta-feira, 27, com uma aula teórica a respeito de veículos com tração nas quatro rodas (4 X 4), ministrada por professores da Academia Nacional de Polícia – ANP. Os instrutores têm por princípio difundir entre os participantes noções básicas de direção e de segurança na condução desses veículos.
 
O objetivo do curso é a condução segura de veículo 4 X 4 em estradas não pavimentadas, típicas da Região Norte, especialmente nas áreas de atuação da Polícia Federal. A PF tem a incumbência de proteção dos povos indígenas, resolver conflitos agrários, entre outros, localizados em zonas de difícil acesso. Parte das estradas de Rondônia, especialmente no tempo chuvoso, só é transponível com carros dotados de tração nas quatro rodas.
 
Os professores da ANP ensinam, nos três dias de curso, noções básicas a respeito dos recursos disponíveis nos veículos, maneira correta e segura de melhor utilizá-los em casos de necessidade e urgência. Os servidores e convidados literalmente “botarão o pé na lama”, esforçando-se para desatolar, rebocar e reparar carros, dentre outras dificuldades apresentadas pelos instrutores, durante as aulas práticas. A cada situação real, novas técnicas serão utilizadas, com o foco na possibilidade de transposição de obstáculos e na segurança.
 
Segundo o professor Eli Lima, coordenador do curso, não basta à pessoa conhecer o carro e suas ferramentas para transpor barreiras. “O policial deve ter em mente que ele sai para cumprir uma missão, logo, ele deve ir e voltar com segurança.” enfatiza. Ele acrescenta a necessidade de se conhecer bem o equipamento de trabalho, para se tirar o melhor dele, sem danificá-lo. “É preciso preservar o patrimônio público”. Diz, divulgando a doutrina da Academia Nacional de Polícia e da própria Polícia Federal.
 
 Rampas íngremes, pistas escorregadias, atoleiros em lama e areia, buracos, todo tipo de obstáculo foi feito para ser transposto pelos policiais. Além do apoio da ANP, que montou o curso e disponibilizou quatro instrutores, a PF contou com a colaboração dos jipeiros da cidade também foram fundamentais no processo, com apresentação de equipamentos e técnicas de transposição de barreiras.
 
A partir do dia 28 os policiais terão a chance de testar os conhecimentos adquiridos, por uma estrada que fica a 9Km de Porto Velho.
 
Uma cartilha foi elaborada e distribuída por um dos participantes, com noções básicas, necessárias para direção de veículos com tração nas quatro rodas, em situações “off-road” – fora de estrada.
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS