Nota à Imprensa DRE
No último sábado, dia 16 de maio de 2009, a Polícia Federal prendeu quase 35 Kg de cocaína em Porto Velho/RO.
No último sábado policiais federais realizavam fiscalização de rotina na rodovia BR-364, Km 760, quando foi avistado um veículo RENAULT/LOGAN, cor vermelha, placa NOK-4888, aproximando-se do posto da Polícia Rodoviária Federal em altíssima velocidade. Tal veículo passou tão rápido pelo posto policial que não foi possível pará-lo. Uma viatura policial saiu em perseguição mas não conseguiu acompanhar o veículo LOGAN, que seguia em direção a Porto Velho. Foram acionadas então outras viaturas de Porto Velho, as quais conseguiram parar o carro suspeito somente quando este chegou na área urbana de Porto Velho. O veículo possuía placas de Manaus/AM, mas o condutor, identificado como DAYWYD REIS BARROSO, disse que estava viajando de Rio Branco/AC para Belém/PA e reconheceu que dirigia a cerca de 170 km/h.
Após revista, foi identificado que o veículo tinha um compartimento falso na parte de baixo do chassi. Dentro desse compartimento foram encontrados 34.800g de cocaína. O condutor DAYWYD foi preso em flagrante mas negou que a droga fosse sua. Na versão apresentada por DAYWYD, ele apenas estaria fazendo um favor para um amigo, de nome REURY BRABO DE LIMA, o qual teria lhe pedido para buscar o carro na capital acreana e guiá-lo até a capital paraense. Diante das evidências de que REURY era o verdadeiro dono da droga, foi solicitado à Justiça um mandado de prisão preventiva. Finalmente, no dia de ontem, 20/05/2009, REURY foi preso por policiais federais no Pará.
Os presos foram indiciados no artigo 33, c/c artigo 40, inciso V, ambos da Lei nº 11.343/2006 (tráfico de drogas interestadual, pena de 5 a 15 anos de reclusão), sendo que DAYWID foi encaminhado à Casa de Detenção José Mario Alves da Silva, conhecido como “Urso Branco”. REURY será transferido para Porto Velho para responder perante a Justiça local.
Ambos os presos são residentes em Belém/PA, sendo que DAYWYD não tinha antecedentes criminais. Já REURY está sendo acusado de ter assassinado um homem no início deste mês.