A Polícia Federal (PF) cumpre, nesta quinta-feira, dez mandados de prisão e 13 de busca e apreensão nas cidades de Governador Valadares e Frei Inocêncio, na região leste de Minas Gerais, e no estado de Rondônia. O esquema criminoso consistia em adquirir a pasta-base de cocaína na Bolívia, o que era feito pelos envolvidos no estado de Rondônia. Depois disso, a droga era trazida para distribuição em Governador Valadares e cidades circunvizinhas.
Estima-se que a organização criminosa distribuía cerca de 30 quilos de pasta-base de cocaína por mês na região, ao preço aproximado de R$ 14.000,00 o quilo, o que equivaleria a um faturamento bruto mensal de R$ 420.000,00.
Em tese, os crimes praticados pelos integrantes da organização criminosa são: associação criminosa e tráfico de drogas. Somadas, as penas aplicadas a cada envolvido podem variar de 8 a 25 anos de reclusão.
O nome dado a operação, Ponto a Ponto, é uma alusão às funções dos membros da organização criminosa identificados, que alcança toda a cadeia do tráfico, desde o fornecedor, passando pelo transportador, o chamado “mula”, ao fornecedor final, conhecido como “avião”.
Durante as investigações, que duraram cerca de cinco meses, a polícia prendeu em flagrante seis pessoas e apreenderam cerca de 14 quilos de pasta-base de cocaína. Os suspeitos irão responder por associação criminosa e tráfico de drogas. Participam da ação 90 policiais federais e 40 policiais militares.