O agricultor foi executado com seis tiros de pistola calibre 380 que atingiram: cabeça, rosto, tórax, virilha e braço. O crime revoltou a comunidade.
A Polícia Civil de Ouro Preto do Oeste elucidou o crime de assassinato ocorrido no dia 09 de novembro de 2006, em morreu o agricultor José Sancho de Araújo, 43 anos. A vítima morava em Rondominas e era morador daquela localidade há 16 anos e sendo uma pessoa bastante conhecida. O agricultor foi executado com seis tiros de pistola calibre 380 que atingiram: cabeça, rosto, tórax, virilha e braço. O crime revoltou a comunidade.
Após praticar o crime, o assassino do agricultor, fugiu tomando rumo ignorado. Uma equipe da Sevic da DP de Ouro Preto do Oeste passou a investigar o crime de morte e começou a colher vários depoimentos para se chegar até o assassino. Com a informação segura, uma equipe da Sevic conseguiu prender o pedreiro João Maria de Oliveira, 44 anos, morador da Rua Núbio de Souza s/n, bairro Jardim Novo Horizonte.
Em seu depoimento o pedreiro João Maria, disse que praticou o crime a mando do agricultor Josival de Oliveira, 52 anos, vulgo “Joaquim”, que atualmente reside na cidade de Apuí- AM e recebeu para realizar o “serviço” a importância de R$ 4 mil e uma pistola calibre 380.
O motivo do crime segundo relatou o assassino ao delegado Moreira, era um forte comentário na comunidade de que o agricultor José Sancho tinha tido um caso amoroso com a esposa do agricultor Josival. Diante destes comentários resolveu muda-se para a cidade de Apuí-AM e ainda tomado pelo sentimento de marido traído conheceu o pedreiro João Maria e o contratou para executar o agricultor João Maria.
Após os procedimentos legais o pedreiro João Maria foi recolhido a Casa de Detenção local ficando a disposição da Justiça enquanto que o delegado Moreira pediu ao juiz titular da Vara Criminal da Comarca local a prisão preventiva de Josival de Oliveira que na época do crime foi ouvido como suspeito de ser o assassino, mas como não havia elementos necessários o mesmo foi liberado.