Operação de barreira apreende mercadorias sem documentação fiscal e constata redução no fluxo de veículos
A Polícia Militar vistoriou 16.574 caminhões e carretas que entraram no estado, no mês de abril, no Posto Cetremi, em Vilhena. A operação de inspeção constatou que houve redução de 18% do fluxo de entradas de veículos no mês de abril, se comparado ao mês anterior, sendo que, do total de veículos abordados em abril, apenas 7.720 apresentaram notas fiscais.
A operação, que acontece todos os meses no complexo fiscal "Portal da Amazônia", foi determinada pelo Governo do Estado, por meio do secretário de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania, tenente-coronel Evilásio Sena. De acordo com o secretário, os policiais abordaram os veículos que transitavam pela BR 364 e alamedas do posto fiscal, transportando as mais diversas mercadorias.
"Todos os veículos que transportavam mercadorias sem a documentação fiscal foram detidos e encaminhados para a Polícia Fazendária e para a Sefin, para as devidas apreensões e autuações", explicou o tenente-coronel Evilásio Sena.
As principais apreensões foram: um veículo Ford F-1000, de Eliseu Moreira de Souza, transportando dez pneus recondicionados para caminhões; o veículo Monza, de Carlos Eduardo Soares, transportando centenas de bonés; o veículo L-200, de Velamir de Oliveira, transportando 150 kg de barrilha; o veículo Fiat Palio, de Jandira Ciester, transportando diversas peças de confecções; o veículo F-1000 com reboque, de Paulo Dionísio Pereira, transportando aves (gansos, perdiz, pavões e outros); e, o veículo Fiat Uno, de Cícero Souza da Silva, transportando 375 kits de semijóias.
Consta também no relatório de conclusão das atividades de barreira em Vilhena que o tenente PM RR Henrique recebeu informações sobre um avião que havia jogado a carga (drogas) em uma estrada vicinal próxima ao posto fiscal. Sendo assim, a PM acionou a Polícia Federal e a Polícia Rodoviária Federal, quando realizaram a apreensão de 325 quilos de cocaína. A participação do efetivo de barreira comandado pela corporação do tenente PM RR Lourival foi de extrema importância para o sucesso da operação. Ainda consta no relatório que a PM tem apoiado a Operação Passageiro que objetiva fiscalizar todos os ônibus que saem de Rondônia.