MANAUS - A Polícia Militar (PM) está a procura de quatro detentos que fugiram do Instituto Penal Antônio Trindade (Ipat) na tarde de sábado. É a primeira fuga ocorrida no presídio de segurança máxima, inaugurado há menos de um ano (o presídio completa um ano no dia 26).
Os fugitivos são Dênis Dias Neves, Vanilson Rocha dos Santos, Richard Lima e Sérgio de Souza da Mota. Os três primeiros estavam presos por roubo (Artigo 157 do Código Penal) e o último por furto (Artigo 155). Dênis e Vanilson foram presos em fevereiro passado pelo roubo de uma motocicleta. Richard Lima pertencia a uma quadrilha que praticava assaltos e foi preso há três meses, segundo a PM.
A fuga ocorreu por volta de 16h30 de sábado. Os detentos saíram da área das celas por uma janela fechada de acrílico que fica nos corredores e servem para iluminar o ambiente durante o dia. Os detentos quebraram o acrílico, passaram pelo pátio, monitorado por câmeras e pularam o muro do instituto, fugindo pela mata. Uma câmera instalada na sala de monitoramento, no meio do pátio, gira 360 graus e é capaz de filmar todo o ambiente do presídio. Na hora da fuga, no entanto, a pessoa que faz o monitoramento estava fora da sala.
Segundo informações da Polícia, todos os fugitivos estão com a cabeça raspada.