Acusados de terem assassinado a tiros a vítima Edney da Costa Galvão, e tentado matar também Evaldo da Costa Galvão, os réus Emerson Jordão de Lima e Valmir Jordão Lima, foram absolvidos em julgamento popular na última segunda-feira (16), no plenário do 2º Tribunal do Júri da Comarca de Porto Velho (RO).
Com relação a Valmir Jordão Lima, o conselho de sentença acatou a tese da negativa de autoria do crime, sustentada pela Defensoria Pública e o Ministério Público Estadual. Já em relação Emerson Jordão de Lima, o júri acatou a negativa de autoria sustentada pela defesa, com referência ao crime de homicídio consumado e tentado.
A sessão foi presidida pelo Juiz de Direito Aldemir de Oliveira, o qual proferiu a sentença com fundamento no Artigo 386, inciso II, do Código de Processo Penal (com referência ao crime de homicídio tentado) e Artigo 386, inciso VI do mesmo Código (com referência ao crime de homicídio consumado).
Segundo consta no processo nº 501.2000.007155-9, o fato ocorreu no dia 03 de julho de 1998, por volta das 23 horas, na Avenida Costa e Silva, nas proximidades da Rua Barão de Ipanema, Bairro Pedrinhas, em Porto Velho (RO), Emerson Jordão de Lima e Valmir Jordão Lima, tinham sido acusado de portar arma de fogo e terem disparado simultaneamente contra Evaldo da Costa Galvão e Edney da Costa Galvão, que veio a falecer em decorrência dos supostos tiros.
Durante as investigações, apurou-se que os crimes ocorreram em represália a uma briga ocorrida por volta das 19 horas do dia dos fatos, que envolveu o acusado Emerson Jordão e a vítima Evaldo da Costa.