Desaparecido desde o último sábado, 17, foi encontrado nesta segunda-feira, 19, boiando nas águas do rio Amapari, o corpo do garimpeiro de 37 anos, Edvan dos Santos. O cadáver estava em estado avançado de decomposição, segundo relato de um amigo da vítima. Na manhã de sábado eles saíram em uma pequena canoa e no meio da viagem a embarcação virou.
O amigo de Edvan conseguiu nadar até a margem do rio, onde encontrou abrigo. Já o garimpeiro não teve a mesma sorte e com roupas pesadas e ainda calçando uma bota sete léguas acabou afundando rapidamente. As buscas foram iniciadas tão logo o fato ocorreu.
As fortes correntezas acabaram levando o corpo para longe do local onde o naufrágio ocorreu. O corpo de Edvan foi localizado a cerca de 15 quilômetros da cidade de Serra do Navio. Uma equipe de peritos da Politec seguiu para o município de Serra do Navio a bordo do caminhão necromóvel. No interior do veículo preparado para essas situações foi procedida a necropsia.
Segundo os especialistas a morte por afogamento foi constatada. Após a necropsia, o corpo foi li-berado para o translado e sepultamento. Com a morte de Edvan sobe para 43 o número de óbitos por afogamento registrados neste ano no Estado.