Sumiço de 37 cadeados no Urso Branco era boato, afirma gerência do sistema penitenciário
*O gerente do sistema penitenciário em Rondônia, Lorival Milhomen (detalhe na foto) afirmou que diferentemente do que foi noticiado na imprensa, o sumiço de 37 cadeados nas celas da Casa de Detenção José Mário Alves da Silva, o Urso Branco, não passou de um boato.
*A informação sobre a veracidade dos cadeados sumidos ainda é conflitante, o jornal “O Estadão do Norte” em sua edição de hoje, 01, disse que 23 dos cadeados supostamente sumidos já haviam sido substituídos. Mas gerência insiste que foi feita uma revista e nada foi constatado.
*
TENSÃO
*A tensão dentro do presídio, que permaneceu durante alguns dias, derivou da descoberta de um freezer recheado de armas, encontrado no último dia 18, quando cinco revolveres foram encontrados na primeira revista, e eram endereçados ao detento Rosimar de Castro, conforme ocorrência nº 5410/2005. Mas no fim de semana, quando ocorrem as visitas, a rotina só foi quebrada quando uma jovem tentou entrar utilizando documento falso. De resto as visitas dentro do presídio transcorreram normalmente e nada foi comentado sobre o suposto sumiço dos cadeados.
*AINDA OS CADEADOS E REFORMA
*Ainda sobre os cadeados, em nota da assessoria de comunicação, Lori Milhomen, disse que boatos desse tipo prejudicam o andamento de trabalho que esta sendo feito dentro do presídio para evitar mais rebeliões e motins.
*De acordo com Lorival a reforma do Urso Branco vem trazendo resultados positivos. Com reforma e a construção de mais 16 celas serão abertas 160 vagas, aumentando o espaço dentro do presídio. Ele disse ainda que a conclusão da reforma tem como prazo final o dia 20 de novembro.
*Ainda esclarecendo outra informação divulgada recentemente pela imprensa, ele ressaltou que não existe mais o “seguro” dentro das dependências da Casa de Detenção, o local onde os detentos que estão marcados ou aguardam julgamento são mantidos, pois os mesmos que estavam nessa posição foram transferidos para outras Unidades Prisionais, conforme o comportamento e artigo criminal que ampara nesses procedimentos de segurança.