O professor, Ubirajara da Costa Herculano, 45, matou com um tiro na testa, o filho Samuel Lucas Martins Herculano, de 3 anos, e tentou se suicidar logo em seguida com um tiro, também na cabeça. Além do filho, Bira, como é conhecido, atirou ainda, com um revólver calibre 22, na perna de sua mulher, Edilane Santos Martins, 26, que está grávida de 4 meses. O crime aconteceu no apartamento do professor, no condomínio São Judas Tadeu.
*Já de acordo com o agente de portaria do condomínio, Wander Jaqtino de Souza, 28, que arrombou a porta do apartamento com um hidrante, ouviu só os gritos de Edilane. “Ela estava gritando na sacada do apartamento que o seu filho estava morto. Na hora corri para abrir a porta mas perdi uns dez minutos. Ao abrir a porta vi o seu Bira jogado no chão com a arma na mão e a dona Edilane, agarrada com a criança e já tinha pulado a sacada com ajuda dos vizinhos”, disse o agente.
*Wender informou também que Bira, Edilane e a criança haviam chegado há pouco tempo antes do crime. “Eles chegaram por volta de 10h da manhã e as 11h10 eu ouvi os gritos da dona Edilane. Mas eu não consegui ouvir nem um tiro”.
*Ubirajara foi levado, ainda com vida, para o hospital 28 de Agosto e Edilane, grávida de 4 meses, foi encaminhada para o Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV). O filho do casal também deu entrada no pronto-socorro mas logo os médicos constataram que ele já estava morto.