Comece fazendo uma blitz em território boliviano e apreenda todos os carros, caminhões e motocicletas brasileiras que estiverem trafegando na sua jurisdição sem a guia de importação legal do Brasil
Esta semana , o comandante do 6º Batalhão, tenente coronel PM Pachá, recebeu a visita do coronel Vicente Alfaro Yepez, recém empossado comandante da Polícia de Fronteira da cidade de Guayará- Mirim/Bolívia.
*Acompanhando o boliviano veio também, Valciro Pedro de Lima, vice-consul Brasil-Bolívia.
*O objetivo da visita foi dar continuidade ao intercâmbio previamente estabelecido pelas forças policiais dos dois países nessa área de fronteira, através do tenente coronel Pachá, e do coronel Murillo, antigo comandante da Polícia de Fronteira Boliviana e ainda o tenente Conde, Comandante da Unidade Móvel de Patrulhamento - UMOPAR.
*Durante a visita o coronel Alfaro conheceu as instalações do 6º BPM e posteriormente os comandantes trataram sobre a melhor forma de comunicação entre as forças policiais visando o combate ao crime na região de Guajará Mirim- Brasil/Guayará-Merim-Bolívia.
*CONTRAPONTO
*Parece piada a visita de um oficial da Polícia Boliviana em território Brasileiro para falar em intercâmbio contra o crime.
*O país vizinho é o maior produtor de cocaína do planeta e absorve todo o roubo de carros e motos do Brasil, num esquema de receptação que envolve a maior parte da sociedade boliviana, entre eles, juizes, politicos, advogados, médicos, promotores, empresários, profissionais liberais e outros.
*O agravante e a vergonhosa verdade, é que quando um cidadão brasileiro localiza seu carro com um receptador no país vizinho, os mesmos não devolvem o produto do furto.As autoridades bolivianas são omissas e coniventes com o crime.
*Então fica a pergunta. O que este gordo oficial dos paraíso dos receptadores vem ao Brasil falar de cooperação? Será que ele pensa que todo mundo aqui é otário?
*Por que não volta ao covil de traficantes e receptadores e demonstra na prática a tão sonhada reciprocidade no combate ao crime.
*Comece fazendo uma blitz em território boliviano e apreenda todos os carros, caminhões e motocicletas brasileiras que estiverem trafegando na sua jurisdição sem a guia de importação legal do Brasil.
*Depois recolha todos estes produtos de furto associado ao tráfico no seu quartel e contrate dezenas de balsas para devolver á Polícia Brasileira encontrar seus legítimos donos.
*Se não puder fazer isto, vá procurar folha de coca para mascar. *Quem sabe você emagrece, queima os excessos de gordura que invibializa o roliço paquiderme de correr atrás de seus patrícios criminosos.
*Um conselho ao experiente Coronel Pachá.
* Cuidado com as palavras doces deste “oficial” da justiça boliviana. *Procure checar qual o carro que ele, seus amigos de farda e políticos usam na Bolivia. O conceituado militar brasileiro pode ter uma triste surpresa.