O Procurador-Geral de Justiça, Héverton Alves de Aguiar, proferiu palestra na manhã desta sexta-feira, dia 13 de junho, na aula inaugural do Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos da Polícia Militar de Rondônia (CAS/2014), no auditório do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia. A solenidade de abertura do evento contou com a presença do Comandante da Polícia Militar de Rondônia, coronel Fernando Luiz Brum Prettz; do Corregedor-Geral da PM-RO, coronel Carlos Roberto dos Santos Oliveira; do Secretário Adjunto de Segurança e Defesa Social, Adilson Bandeira Pinheiro, e do Promotor de Justiça da Segurança Pública, Alan Castiel Barbosa.
Na abertura da aula inaugural, o diretor de Ensino da Polícia Militar de Rondônia, tenente-coronel Clairton Pereira da Silva, desejou boas-vindas aos 46 alunos do CAS. O curso é um requisito para a promoção na carreira, e os participantes podem chegar até a graduação de subtenente ou alçar o oficialato.
O Comandante da PM, coronel Fernando Prettz, ressaltou que a qualificação dos participantes é muito importante para a construção e o fortalecimento da PM.
Em sua palestra, o Procurador-Geral de Justiça, Héverton Alves de Aguiar, convidou a todos para uma reflexão sobre a corrupção moral que corrói a estrutura da sociedade brasileira, fazendo uma abordagem da gênesis histórica do problema desde o Brasil Colônia. “A corrupção moral é aquela que não diz respeito apenas aos desvios de recursos por agentes públicos, mas à conduta do dia a dia de todos os cidadãos”.
Héverton Aguiar enalteceu o papel da Polícia Militar, que faz um trabalho preventivo, repressivo e também social, lembrando que o país vive um momento de muitas intercorrências, com aumento da violência, e os investimentos na área de segurança nem sempre são suficientes para o combate efetivo da criminalidade. O chefe do MP rondoniense ressaltou ainda que o maior desafio dos dias atuais é enfrentar o combate à corrupção moral, e finalizou com uma mensagem aos militares: “Mais do que agentes da lei, agentes públicos, agentes de Estados, vocês, Policiais Militares, podem atuar como agentes de transformação social”.