MP de Rondônia participa de primeira reunião para discutir normatização de processos extrajudiciais

MP de Rondônia participa de primeira reunião para discutir normatização de processos extrajudiciais

MP de Rondônia participa de primeira reunião para discutir normatização de processos extrajudiciais

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O diretor do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF) do Ministério Público de Rondônia, Procurador de Justiça Airton Pedro Marin filho, participou nesta terça-feira, 20/5, na sede do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), em Brasília, da primeira reunião do Grupo de Trabalho destinado a elaborar estudos, propostas e projetos visando à normatização nacional dos processos administrativos extrajudiciais do Ministério Público: Notícia de Fato e Procedimento Administrativo. No encontro, começaram as discussões e a elaboração da minuta de proposta de resolução que pretende disciplinar, no âmbito do Ministério Público, a instauração e tramitação da Notícia de Fato e do Procedimento Administrativo.
De acordo com a minuta da proposta, Notícia de Fato é qualquer demanda dirigida aos órgãos da atividade-fim do Ministério Público, submetida à apreciação das Procuradorias e Promotorias de Justiça, conforme as atribuições das respectivas áreas de atuação, podendo ser formulada presencialmente ou não, entendendo-se como tal a realização de atendimentos, bem como a entrada de notícias, documentos, requerimentos ou representações.
Já o Procedimento Administrativo é o instrumento destinado a: acompanhar o cumprimento das cláusulas de termo de ajustamento de conduta celebrado; fiscalizar, de forma continuada, as instituições e acompanhar políticas públicas e fatos; apurar fato que enseje a tutela de interesses individuais indisponíveis; instruir outros procedimentos não sujeitos a inquérito civil.
O coordenador do GT é o promotor de Justiça do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios Fábio Mattos. De acordo com ele, "dos procedimentos de atribuição do Ministério Público, restavam normatizar a Notícia de Fato e o Procedimento Administrativo. A finalidade desse Grupo de Trabalho, composto por integrantes indicados não só pelo CNMP, mas também pelo CNPG e pelo CNCG, é uniformizar a rotina de tramitação dessas duas Classes Extraprocessuais, de modo a se obter maior transparência e se garantir uma melhor prestação de contas à sociedade".
Participaram da reunião desta terça, além dos integrantes do grupo de trabalho, o conselheiro e presidente da Comissão de Planejamento Estratégico do CNMP, Cláudio Portela, e os membros auxiliares do Conselho Ludmila Reis e Luiz Gustavo Maia. O GT voltará a se reunir no dia 3/7, quando será finalizada a minuta da proposta de resolução.
Portaria 95/2014
O GT, instituído pela Portaria CNMP-PRESI nº 95/2014, é vinculado à Comissão de Planejamento Estratégico do CNMP. Composto por 11 integrantes do Ministério Público Brasileiro, o grupo de trabalho tem o prazo improrrogável de 60 dias para elaborar estudos, propostas e projetos visando à normatização nacional dos processos administrativos extrajudiciais do Ministério Público: Notícia de Fato e Procedimento Administrativo.
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS