A juíza Sandra Aparecida Silvestre adiou temporariamente a decisão pelo deferimento da soltura, através de Habeas Corpus, dos vereadores Eduardo Carlos Rodrigues e Marcelo Reis, os dois do Partido Verde (PV), porque pediu “vistas em mesa”.
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A juíza Sandra Aparecida Silvestre adiou temporariamente a decisão pelo deferimento da soltura, através de Habeas Corpus, dos vereadores Eduardo Carlos Rodrigues e Marcelo Reis, os dois do Partido Verde (PV), porque pediu “vistas em mesa”.
Com isso a decisão da juíza pode ocorrer ainda no julgamento que vai acontecer na 1ª Câmara Criminal ou ainda para a próxima semana.
A desembargadora Ivanira Feitosa, que é relatora do caso, ainda nesta quinta-feira (18), votou pela permanência dos dois vereadores na prisão, ela justificou em seu parecer dizendo que fica claro o envolvimento dos dois com a quadrilha que é supostamente chefiada por Alberto Ferreira Siqueira, o “Beto Baba”, e Fernando Braga Serrão, o “Fernando da Gata”, apesar de não existir ainda tipificação penal contra os vereadores.
Já o desembargador Valter Oliveira votou pela soltura, visto que, segundo ele, se tratam de réus primários.
Marcelo Reis e Eduardo Rodrigues foram presos no último dia 04 de julho quando foi deflagrada a operação Apocalipse, que cumpriu uma série de mandados de prisão, busca e apreensão, em um esquema envolvendo além dos vereadores – Jair Montes também se encontra preso -, deputados estaduais (afastados pela Justiça), assessores do Governo e empresários.
Confira abaixo a lista dos acusados pela Polícia Civil que se encontram presos e estão tendo os seus pedidos de Habeas Corpus julgados nesta quinta-feira (18) na 1ª Câmara Criminal. Todos foram presos conforme determinação do Juiz Arlen José Silva, da Vara de Delitos de Tóxicos de Porto Velho. Outros envolvidos devem ter sua soltura em julgamento somente na terça-feira
Confira a seguir, a lista de acusados (e as acusações da Polícia Civil) que terão pedidos de Habeas Corpus julgados em sessão da 1ª Câmara Crimina nesta quinta-feira, relativos a Operaçaõ Apocalipse. Os demais devem entrar na pauta somente na próxima terça-feira (23) em sessão extraordinária.
A descrição dos supostos crimes de cada um dos presos na operação está de acordo com relato do inquérito da Polícia Civil.
1. EDUARDO CARLOS RODRIGUES DA SILVA, alcunha Eduardo da Milla , Vereador em Porto Velho pelo PV. Teve sua campanha eleitoral financiada pela Organização Criminosa, assim como os demais investigados políticos. Chegou a encontrar- se com FERNANDO na própria ALE/RO.
2. MARCELO REIS LOUZEIRO, alcunha MARCELO REIS, Vereador em Porto Velho/RO, pelo PV. Há indícios que sua campanha eleitoral foi financiada pela Organização Criminosa.
3. FRANCISCO DA SILVA REGO, alcunhas FRANKLIN E FRANK , possui participação na Associação ao Tráfico de Drogas Ilícitas. Ligado a JAIR MONTES.
4. ELIAS BARBOSA DIAS, contador responsável pelos patrimônios de BETO, FRANCIMEIRE, FERNANDO, JAIR e MÁRCIO. Há indícios de que viabiliza contabilmente a lavagem de capitais da Organização Criminosa. Possui dois CPFs.
5. EULOGIO ALENCAR BARROSO, alcunha Cavalo , BETO e FERNANDO utilizam-se da empresa de materiais de construção de CAVALO , de mesmo nome, para passar seus cartões. Sua empresa efetua transações fictícias e reais com a Organização Criminosa.
6. MAURO DE OLIVEIRA CARVALHO, alcunha MAURO DA JUCER , servidor na Junta Comercial JUCER. Fornece informações privilegiadas à Organização Criminosa.
7. LÂNIA DAS DORES SILVA, servidora pública do Poder Executivo Estadual. Recebeu dinheiro da OrCrim. Agilizava o pagamento do apartamento locado por FRANCIMEIRE ao Estado de Rondônia. Mantinha contato com BETO BABA sobre tais pagamentos.
8. ANA CRISTINA DIAS PONTES, foi nomeada da ALE/RO no Gabinete da Deputada ANA DA 8 (tendo sido fantasma ), e posteriormente no Gabinete da Comissão Permanente de Saúde, Previdência e Assistência Social.
9. ELIEUDO PEIXOTO GOMES, foi nomeado da ALE/RO, ao mesmo tempo em que trabalhava como taxista (assim como JOSÉ MARIA), portanto era fantasma .
10. TELISMAR LOBATO, foi nomeada da ALE/RO, tendo sido fantasma . Vagner Silva De Oliveira, alcunha VAGUINHO , possui participação material no estelionato. VAGUINHO é filho de MARIA MARGARETE e de DEMIR CASTRO (hoje separados), este último um dos maiores colaboradores da Organização Criminosa. VAGUINHO usualmente realiza tarefas diversas a mando de BETO.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!