BULLYING - Judiciário debate violência na escola

Judiciário debate violência na escola

BULLYING - Judiciário debate violência na escola

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Cumprindo programação proposta pelo Conselho Nacional de Justiça - CNJ, o Juizado da Infância e da Juventude realizou no dia 22 de outubro palestra para 80 adolescentes da Escola Barão de Solimões, onde foi abordada a "Violência na Escola", incluindo também o tema "bullying".

O trabalho foi conduzido pelas Assistentes Sociais Sayonara Souza e Vera Machado, com apoio do estagiário de psicologia Paulo Ferreira Neto. Na oportunidade, foi distribuído para professores e alunos material informativo sobre o Projeto Conhecer para Defender, que tem como estratégia a mobilização de profissionais, familiares e instituições que recebem adolescentes em cumprimento de medida de prestação de serviço à comunidade.

O "Conhecer para Defender" foi lançado em dezembro de 2009 e efetivamente implantado a partir do início de 2010. Assistentes sociais e psicólogos do Juizado fazem reuniões com cada segmento, além de escolas interessadas, para divulgar o ECA, sobretudo nos dispositivos referentes aos adolescentes que cometem ato infracional.

Durante o trabalho, a seção de atendimento psicossocial do Juizado detectou, por exemplo, que as causas para a reincidência de atos infracionais estão ligadas ao contexto de vida dos adolescentes, tais como relações familiares e condições econômicas; o acesso às políticas públicas (trabalho, lazer, esporte, cultura, educação e saúde) e o atendimento oferecido pelo sistema de Segurança e Justiça.

Campanha contra o Bullying

O Conselho Nacional de Justiça, por meio do projeto "Justiça na Escola", vem incentivando a parceria com as Coordenadorias de Infância e Juventude dos Tribunais de Justiça de todo o país, associações de magistrados e órgãos ligados à educação. A campanha é focada no combate e prevenção dos problemas que afetam crianças e adolescentes, entre eles o combate às drogas, bullying, violência nas escolas, evasão escolar, prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e cidadania, com a participação de juízes, professores, educadores, técnicos em psicologia e serviço social, alunos e pais, entre outros. Busca-se estimular o trabalho articulado entre as instituições de Justiça Educação.

Bullying é um termo em inglês utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo (bully -valentão) ou grupo de indivíduos com o objetivo de intimidar ou agredir outro indivíduo, ou grupo de indivíduos, incapazes de se defender. Também existem as vítimas/agressoras, ou autores/alvos, que em determinados momentos cometem agressões, porém também são vítimas de bullying pela turma.

 

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS