Uma mulher foi encaminhada à delegacia, no município de Nova Mamoré (RO), por suspeita de favorecimento a prostituição infanto-juvenil. A condução foi feita pelos agentes de polícia da Delegacia Especializada de Apuração de Atos Infracionais (DEAAI), durante uma operação do comissariado de menores das comarcas de Porto Velho e Guajará-Mirim.
Segundo a chefa do comissariado de Guajará, Estelina Cunegunedes, várias pessoas residentes na localidade de "Nova Dimensão", a 80 km de Nova Mamoré, ligaram no fórum para denunciar que uma pessoa estaria alugando quartos para prática de relações sexuais. "Um dos denunciantes informou que o bar era bastante freqüentado por adolescentes e que a venda de bebida alcóolica para estes era feita com freqüência, bem como a disponibilização de ambientes para a exploração sexual".
O apoio dos comissários de menores da capital, autorizado pelo Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia, Desembargador Cássio Rodolfo Sbarzi Guedes, bem como a participação dos policiais civis, possibilitou, segundo Esterlina, fazer um trabalho amplo na localidade. "O apoio foi solicitado devido à periculosidade do local", explicou.
No bar, os comissários encontraram um adolescente de 17 anos. Ele afirmou que residia no estabelecimento e ganhava a quantia de 150 reais para ajudar na cozinha. "Ele disse que tinha 19 anos, porém, após explicar que estava em condição de vítima, acabou admitindo que trabalhava ali. Negou, porém, a prática sexual em troca de recurso financeiro. Alegou que levava para o quarto apenas o namorado".
Integração
Para o chefe do comissariado da comarca de Porto Velho, Raiclin Lima da Silva, a integração entre as equipes de comissários da capital e de Guajará proporcionou resultados satisfatórios, em razão da troca de experiências. "Repassamos muito dos nossos conhecimentos aos colegas, bem como ouvimos atentamente o que eles tinham a nos dizer. Acredito que a população saiu ganhando, pois com o contingente ampliado, para operação, foi possível fiscalizar vários locais daquela região".