Justiça Federal garante isenção de taxa para candidatos de baixa renda que pretendem fazer Exame da OAB

Justiça Federal garante isenção de taxa para candidatos de baixa renda que pretendem fazer Exame da OAB.

Justiça Federal garante isenção de taxa para candidatos de baixa renda que pretendem fazer Exame da OAB

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Os candidatos ao exame da Ordem dos Advogados do Brasil - OAB, em Rondônia, versão 2010, que comprovarem ser de família de baixa renda, na forma especificada nos Decretos nº 6.593/08 e 6.135/07, poderão prestar as provas isentos da taxa de inscrição. É o que garante a decisão liminar exarada agora há pouco pelo juiz federal da 1ª Vara da Seção Judiciária do Estado de Rondônia, Flávio da Silva Andrade. “É sabido que não existe nenhuma lei ou ato normativo regulando especificamente os critérios de isenção de taxa de inscrição em Exames da OAB. Apesar disso, penso que, por se tratar de certame público realizado por autarquia em regime especial, podem ser aplicados, por analogia, os atos normativos que regem os concursos públicos realizados pela Administração Pública Federal”. O periculum in mora está evidenciado, pois as inscrições serão finalizadas no dia 30 deste mês.
 

A Ação Civil Pública foi proposta pela Defensoria Pública da União contra o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, Conselho Seccional da entidade em Rondônia e Fundação Universidade de Brasília. A autora da ação deverá dar ampla publicidade à decisão, fazendo com que a informação chegue ao maior número possível de bacharéis em Direito que desejam participar do certame da OAB/RO, mas que não se inscreveram em razão da cobrança de taxa de inscrição.

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS