Nesta época do ano, outubro, impressionantes 2.700 litros de água são captadas por segundo pelo rio, localizado na área rural de Cacoal
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Uma aula prática realizada por acadêmicos e professores dos cursos de Engenharia Civil e Ambiental da Unesc, no último sábado (05), determinou a vazão do Rio Jatuarana em Cacoal.
Nesta época do ano, outubro, impressionantes 2.700 litros de água são captadas por segundo pelo rio, localizado na área rural de Cacoal. E o período chuvoso está apenas começando! Durante as chuvas, a quantidade de água aumenta expressivamente. Em fevereiro deste ano, por exemplo, a rodovia RO-010, entre o município de Cacoal e o distrito de Nova Estrela, foi interditada após o Rio Jatuarana transbordar e invadir a pista. São milhares e milhares de litros por segundo.
A pesquisa feita pelos acadêmicos da Unesc, sob a orientação do corpo docente da instituição dentro das disciplinas de Hidrologia, Gestão de Recursos Hídricos e Hidráulica, são inéditas em Cacoal e de grande importância para a realidade local, conforme explica o professor Danilo Cesar de Oliveira Bastos.
“A prática de campo ajuda na compreensão dos conteúdos vistos em sala de aula, tornando a disciplina e até mesmo o curso mais objetivo e completo, além de salientar a importância do estudo da gestão dos recursos hidrológicos da nossa região que ainda é carente de estudos. Tais dados de vazão são ainda inéditos para a comunidade”.
De acordo com o professor da Unesc, “a determinação da vazão do Rio Jatuarana foi feita utilizando o método do flutuador utilizado pela Embrapa. Também foi demonstrando a utilização do equipamento para determinação da velocidade de infiltração da água no solo, que tem relação com os processos de erosão do solo evidenciados pelos alunos”.
Aos leitores, ler com atenção
Este site acompanha casos policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda-se ao leitor critério ao analisar as reportagens.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!