PESSOAS LGBTQIAP+: Rondônia é 2º estado do Norte que mais comete crimes em 2023

Anuário Brasileiro da segurança pública indica que crimes cresceram 46%

PESSOAS LGBTQIAP+: Rondônia é 2º estado do Norte que mais comete crimes em 2023

Foto: Reprodução

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Rondônia se destaca negativamente como o segundo estado da região Norte com o maior número de crimes contra pessoas LGBTQIAP+ em 2023. O Anuário Brasileiro de Segurança Pública aponta um aumento de 46% nesses crimes em comparação com 2022.
 
Os dados, oriundos do 18º Anuário Brasileiro de Segurança Pública do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, incluem crimes como lesão corporal, homicídio doloso e estupro. Em 2023, foram registradas 73 vítimas LGBTQIAP+ em Rondônia, distribuídas da seguinte forma:
 
- Lesão corporal: 64 casos
 
- Homicídio doloso: 3 casos
 
- Estupro: 6 casos
 
No contexto da região Norte, o Pará lidera com 113 vítimas, seguido por Rondônia (73), Roraima (60), Amapá (46), Amazonas (46) e Tocantins (37). 
 
No entanto, o anuário destaca a possibilidade de subnotificação significativa. Por exemplo, o Acre não reportou nenhum crime dessa natureza em 2023, o que pode não refletir a realidade.
 
O relatório também enfatiza a falta de fontes de dados abrangentes sobre a população LGBTQIAP+ e as dificuldades na punição desses crimes. 
 
Em 2023, o Supremo Tribunal Federal determinou que atos de homofobia e transfobia devem ser considerados crimes de injúria racial. 
 
Em Rondônia, foram registrados 12 crimes dessa natureza, representando uma redução de 14% em relação ao ano anterior.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Você é a favor do fim da escala 6x1?
Como você avalia o atendimento da Azul Linhas Aéreas em Rondônia?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS