SOS GOLPE: Dados indicam que 4 em cada 10 idosos já caíram em fraudes financeiras

Email e WhatsApp são os meios mais utilizados e o Serasa lança ferramenta para denúncias

SOS GOLPE: Dados indicam que 4 em cada 10 idosos já caíram em fraudes financeiras

Foto: Freepik

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
0 pessoas reagiram a isso.

Em meio ao Feirão Limpa Nome, período em que milhões de brasileiros buscam renegociar dívidas, golpistas têm intensificado ataques usando o nome da Serasa — principalmente contra pessoas acima de 60 anos. Uma pesquisa da Serasa, em parceria com Silverguard e Instituto Opinion Box, revela que quatro em cada dez idosos já foram vítimas de golpes financeiros, e quase metade enfrentou ao menos uma tentativa recente.



O estudo mostra ainda que 40% dos que caíram em golpes sofreram mais de uma fraude e 80% tiveram prejuízo financeiro — mais da metade acima de R$ 1 mil. As consequências emocionais também são significativas: frustração, raiva, medo e até problemas de saúde, como ansiedade e insônia.



A investigação aponta que e-mails (45%) e WhatsApp (21%) são os principais meios utilizados por criminosos que se passam pela Serasa. Eles enviam “ofertas exclusivas”, usam linguagem semelhante à oficial e direcionam vítimas para páginas falsas, onde coletam dados e aplicam golpes por meio de boletos e chaves Pix adulteradas.


Para combater essa prática, a Serasa reforça seus canais oficiais — site, aplicativo e WhatsApp verificado — e alerta que não cobra taxas antecipadas nem solicita depósitos em contas de terceiros.


A novidade é o lançamento da Central Serasa no SOS Golpe, ferramenta criada em parceria com a Silverguard que permite formalizar denúncias completas em poucos minutos. O sistema aciona automaticamente o banco recebedor para tentar o bloqueio preventivo dos valores e dá prioridade a vítimas acima de 60 anos.



A plataforma funciona tanto para golpes envolvendo a Serasa quanto para outras fraudes financeiras. A empresa orienta que tentativas de golpe sejam denunciadas no serasa.com.br/contra-fraudes, enquanto casos com perda de dinheiro devem ser registrados no central.sosgolpe.com.br/serasa.



A pesquisa foi realizada entre 7 e 13 de novembro de 2025, com mais de mil idosos em todo o país e margem de erro de 3,1 pontos percentuais.

Direito ao esquecimento

Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
A Prefeitura de Porto Velho deve investir mais em arborização?
Como você vai comemorar as festas de fim de ano?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS