O ritmo da vacinação contra covid-19 em Porto Velho segue lento. Desde a chegada das primeiras doses à capital, no dia 19 de janeiro, pouco mais de 103 mil pessoas tomaram a primeira dose dos imunizantes capazes de deter o vírus SARS-CoV. Já 45 mil moradores da capital receberam a imunização completa.
Em porcentagem, o município vacinou 19,1% da população com a primeira dose e 8,5% com a segunda.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), o pico da vacinação em um único dia foi em 23 de abril deste ano, quando a capital conseguiu imunizar 5.021 pessoas.
Questionada pelo Rodoniaovivo sobre a previsão de quando a capital conseguiria vacinar toda a população apta a receber as duas doses, a Semusa informou não ter ideia de quando isso iria acontecer. “Não temos previsão pois dependemos do número de doses enviadas para acelerar o processo de vacinação”, declarou a assessoria de Comunicação da Semusa.
Dados da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), mostram que Porto Velho recebeu quase 200 mil doses das vacinas e aplicou 149 mil, somadas as primeiras e segunda doses.
A capital segue sem estudos de projeção para saber quando conseguirá imunizar toda a população. O Estado de São Paulo anunciou na última semana que até a segunda quinzena de outubro deste ano, todas as pessoas de até 18 anos, receberam pelo menos a primeira dose dos imunizantes.
Novo grupo
Na próxima semana, a Semusa inicia a vacinação dos professores do Ensino Fundamental, Ensino Médio, EJA e Ensino Superior, que é a quarta etapa do Plano Nacional de Imunização (PNI), do Ministério da Saúde. A vacinação deste grupo deveria ter começado, nesta quinta-feira (10), mas devido os outros grupos prioritários não terem sidos vacinados totalmente, a imunização deles foi adiada.
Os próximos grupos a serem vacinados serão:
- Pessoas do sistema prisional (privados de liberdade e funcionários do sistema prisional)
- Portuário
- Aeroportuários
- Caminhoneiros
- Pessoas em situação de rua
- Trabalhadores do transporte coletivo
- Trabalhadores de limpeza urbana
- Trabalhadores industriais
Ainda conforme a Semusa, após todas as pessoas destes grupos receberem a primeira dose das vacinas, a prefeitura voltará a imunizar a população por idade. Os últimos vacinados por idade, foram idosos de até 60 anos, sem nenhum tipo de comorbidade.