RECUSA: Marcos Rocha não assina documento em favor da renovação do FUNDEB

Além do governador rondoniense, outros seis governadores também não assinaram a carta de apoio ao fundo educacional

RECUSA: Marcos Rocha não assina documento em favor da renovação do FUNDEB

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 

Responsável por aproximadamente 60% dos recursos encaminhados para municípios brasileiros, o FUNDEB é o principal mecanismo de financiamento da educação básica no Brasil e tem sua validade expirada no final desse ano. 

 
O Congresso vota sua renovação essa semana, porém, encontra uma forte resistência do Governo Federal, que propõe renovar o FUNDEB apenas em 2022, o que poderia causar um colapso na rede de ensino básica em todo o país. 
 
Por esse motivo, os governadores brasileiros assinaram uma carta em apoio à renovação imediata do FUNDEB. No entanto, sete governadores optaram por não assinar o documento e seguir com a proposta do Governo, entre eles está o governador de Rondônia, Marcos Rocha. 
 
Além do chefe Executivo do estado de Rondônia, os governadores do Rio de Janeiro, Amazonas, Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, não assinaram esse documento. 
 
A proposta do novo FUNDEB não só renova o fundo, mas amplia os recursos para os estados. Rondônia, por exemplo, receberia aproximadamente R$ 59 milhões há mais para o investimento na educação da rede básica de educação. 
 
 
 
IRREAL 
 
O secretário estadual de Educação, Suamy Vivecananda, afirmou que a Proposta de Emenda à Constituição (PEC), que tramita no Congresso Nacional, relatada pela deputada Professora Dorinha Seabra (DEM-TO), prevê um aumento escalonado do aporte do Governo Federal no Fundeb, onde o percentual começaria em 12,5% em 2021 e chegaria a 20% em 2026.
 
Para ele, o Fundeb é muito importante, mas a proposta de aporte é fora da realidade nacional. “Não há de onde tirar recursos para atingir esse índice de 20%, até 2026. Um exemplo, é o Governo Dilma, que teria conseguido investir no Fundeb apenas 1%, em 6 anos que a ex-presidente ficou no cargo”, declarou.  
 
O governador Marcos Rocha ainda não se manifestou sob a sua falta de apoio à proposta que renova o FUNDEB. 
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS