A Controladoria-Geral da União (CGU) realizou cruzamento entre a base de dados do Auxílio Emergencial versus base de dados do DENATRAN, identificando 382 benefícios, que corresponde a R$ 229.200,00 por parcela, podendo alcançar um valor próximo de 1 milhão de reais, pagos indevidamente a pessoas com renda superior ao estabelecido na legislação federal. Esses beneficiários são moradores de Rondônia e com altissímo nível de renda.
A CGU adotará providência visando notificar individualmente esses supostos beneficiários para devolução dos recursos e caso se comprove o crime de falsidade ideológica, irá encaminhar aos órgãos competentes para aplicação da pena que poderá chegar a reclusão de um a cinco anos, além de multa, conforme prevê o art. 299 do Código Penal Brasileiro.
Dentre os veículos identificados, cadastrados nos CPF dos beneficiários do auxílio emergencial estão veículos como LEXUS RX350, JAGUAR F-TYPE COUPE, M.BENZ CLA250 entre outros modelos de luxo.
A CGU orienta os cidadãos que receberam irregularmente o auxílio emergencial que faça sua devolução ao governo federal por meio de Guia de Recolhimento da União – GRU, seguindo as orientações constantes no canal virtual do Ministério da Cidadania: https://devolucaoauxilioemergencial.cidadania.gov.br/devolucao.