MAÇARICO NA HISTÓRIA DE RO: IPHAN culpa Associação de Ferroviários pela retirada das peças

Superintendente do órgão disse que o trabalho deveria ter o acompanhado de um técnico do Instituto o que não ocorreu

MAÇARICO NA HISTÓRIA DE RO: IPHAN culpa Associação de Ferroviários pela retirada das peças

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A superintendente, em Rondônia, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Delma Batista do Carmo Siqueira, disse que a retirada das peças da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, cortadas com maçarico para serem vendidas como sucata, não é culpa do IPHAN.

 

Um documento mostrou que a decisão de vender como sucata parte do acervo da ferrovia foi tomada em conjunto entre a Fundação Cultural de Porto Velho (Funcultural), Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e Associação dos Ferroviários da Estrada de Ferro Madeira Mamoré.

 

Essa ação está indignando setores da sociedade local que não concordam com o que está sendo feito. Nesses casos, por envolver patrimônio público, deveria ser feito um edital público e chamamento, dando publicidade ao ato.

 

Delma contou que no ano de 2019 foram feitas reuniões com os órgãos citados acima e com o Ministério Público Federal, onde foi decidido que o material que não servisse mais, sem chance de recuperação, seria doado para os ferroviários.

 

Segundo ela, a seleção das peças contou com a participação da Funcultural e, pelo acordo, o trabalho de retirada deveria ser acompanhado por um técnico do IPHAN.  “Nada disso, foi feito. Era para terem marcado o dia e horário da retirada com o IPHAN. Entramos em contato com os ferroviários para uma reunião, nesta terça-feira (28), às 10 horas, e pedimos a suspensão dos trabalhos”, disse.

 

Ela informou também que as peças já retiradas, mas que não deveriam, serão devolvidas ao local de origem. “Vamos nos reunir para saber o que ocorreu”, declarou.

 

Perguntada se uma situação desse tipo, não mereceria um Boletim de Ocorrência, Delma não quis entrar em detalhes. “Vamos tomar as medidas cabíveis necessárias para o caso”, limitou-se a dizer.  

 

Foram feitos vários montes, prontos para serem transportados, com peças cortadas do patrimônio histórico da EFMM 

 

 

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS