MADEIREIRA: ‘Operação Pudim’ da PF cumpre mandados de prisão em Porto Velho

O trabalho de investigação teve início com a apreensão de R$ 4.000,00 escondidos nos pertences de servidores do Ibama

MADEIREIRA: ‘Operação Pudim’ da PF cumpre mandados de prisão em Porto Velho

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta sexta-feira (25/10/19), em parceria com Ministério Publico Federal, a denominada “OPERAÇÃO PUDIM” visando dar cumprimento a 15 (quinze) mandados de busca e apreensão, além de 01 (um) mandado de prisão preventiva, já cumprido em 23/10/19, todos expedidos pela 5ª Vara da Justiça Federal de Porto Velho/RO.

 

A investigação visa desarticular uma quadrilha responsável pela exploração ilegal de madeiras na região da “Ponta do Abunã” (distritos de Extrema, Abunã e Nova Califórnia), no município de Porto Velho/RO, com a participação de servidores públicos federais e estaduais que recebiam propina para viabilizar a atividade ilegal.

 

O trabalho de investigação teve início com a apreensão de R$ 4.000,00 (quatro mil reais) escondidos nos pertences de servidores do Ibama que realizaram fiscalização na região, em agosto de 2016, e telefones celulares, onde foi identificada a existência de grupos de Whatsapp criados na região para alertar a realização de fiscalização de órgãos ambientais, bem como para arrecadar e  efetuar o pagamento de propina a diversos servidores, a fim de possibilitar a continuidade do esquema fraudulento de exploração ilegal de madeira na região.

 

Identificou-se a existência de dois grupos de aplicativos de mensagens utilizados para viabilizar uma rede de proteção a madeireiros criminosos da região, com a arrecadação mensal de recursos que era repassado ao ex-chefe do escritório da SEDAM em Extrema, além da contribuição eventual, de acordo com a existência ou não de operação de fiscalização na área, o qual seria rateado entre servidores dos órgãos de fiscalização que participavam do esquema criminoso.

 

Os indiciados responderão, na medida de sua participação, pelos crimes de associação criminosa (artigo 2º, caput e §§ da Lei nº 12.850/2013), corrupção ativa e passiva (artigos 333 e 317 do Código Penal) e crimes ambientais (artigos 46, 50-A, 68 e 69 da lei 9605/98).

 

A operação contou com a participação de 60 policiais que cumpriram os mandados nas cidades de Porto Velho/RO (Distritos de Extrema e Vista Alegre do Abunã) e Candeias do Jamari/RO.

 

O termo “PUDIM” é alusão ao nome utilizado pelos criminosos do valor arrecadado ilegalmente para pagamento de propina aos servidores públicos.

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS