Os homens da capital rondoniense só perdem para os moradores de Cuiabá e Manaus, quando o assunto são os obesos
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Uma pesquisa promovida pela Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas – VIGITEL, órgão subordinado ao Ministério da Saúde, apontou o nível de obesidade entre os habitantes de todas as capitais brasileiras. Os dados chamam a atenção para a cidade de Porto Velho.
De acordo com a pesquisa, a capital rondoniense possui o terceiro maior índice de pessoas obesas entre todas as capitais do país, com 21,7% de pessoas acima do peso. Porto Velho perde apenas para Manaus (AM) e Cuiabá (MT) que empataram em primeiro lugar com 23% e Rio de Janeiro (RJ) com 22,4%.
A pesquisa mostra que a obesidade entre os homens de Porto Velho é maior que entre as mulheres. Segundo os dados apresentados, 23,2% dos homens estão acima do peso, enquanto 20% das mulheres apresentam problemas com o peso ideal para a saúde.
Esses dados apontam que entre os homens que moram nas capitais brasileiras, os portovelhenses estão em terceiro lugar na lista da obesidade ficando, como já foi dito, atrás, apenas dos manauaras e cuiabanos. Quanto às mulheres, elas ficam na 14º colocação.
Nutricionistas afirmam que por falta de informações as pessoas acabam taxando o obeso como relaxado e preguiçoso, criando um preconceito sobre um problema que elas não conhecem ao certo. Essas críticas fazem com que estas pessoas se afundem ainda mais nesse problema.
A recomendação é que quem estiver acima do peso, que procure tratamento médico e não tentem buscar solução por conta própria, sob o risco de comprometer sua saúde de forma grave e muitas vezes irreversível.
Esse levantamento será utilizado para a tomada de politicas públicas pelo Governo Federal a fim de amenizar essa questão que já é considerada um problema de saúde pública.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!