Iniciativa da Prefeitura de Porto Velho contou com parceria de uma faculdade particular
Foto: Assessoria
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A Unidade Básica de Saúde da Família do bairro Castanheira, na zona Sul de Porto Velho, realizou, no último sábado (18/5), uma ação de acolhimento e atendimento às mulheres grávidas da região.
A iniciativa foi voltada às gestantes, mas acabou beneficiando toda a comunidade, graças a parceria firmada entre a Secretaria Municipal de Saúde de Porto Velho (Semusa) e as Faculdades Integradas Aparício Carvalho (Fimca).
Um dos atendimentos oferecidos foi a triagem auditiva. Os pacientes que apresentaram alguma alteração foram encaminhados para fonoaudióloga da instituição de ensino superior, para realização dos exames necessários.
Após os exames, os pacientes retornam para serem atendidos pelo otorrino da unidade de saúde Castanheira, segundo informou Daniela Moutinho, professora de fonoaudiologia da Faculdade, que acompanhou o atendimento.
“Foram diagnosticados alguns casos como perfuração de tímpano, alteração de membrana timpânica e bolha de cera”, afirmou Daniela Moutinho, ressaltando que, entre os pacientes atendidos, foram identificados problemas auditivos em pessoas de diferentes faixas etárias, a exemplo de crianças e idosos.
Segundo a secretária de saúde do Município, Eliana Pasini, que acompanhou o atendimento às mulheres grávidas, a proposta da Semusa é ampliar, cada vez mais, a saúde preventiva. “Nossas ações visam, sempre, corresponder os anseios da comunidade”, salientou a titular da pasta, que também ouviu sugestões de gestantes atendidas na ação.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!