A vida e morte de um branco de nome Coronel Aluisio e sua maldade contra Kaxararis foi interpretada pelos alunos
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Mais uma vez foi realizada a tradicional festa do dia do Índio na T.I. Kaxarari, localizada em Extrema de Rondônia, a cerca de 400km de Porto Velho. Com a presença de diversas lideranças indígenas, reuniram-se na aldeia Paxiuba no sábado (20) para atividades culturais e esportivas.
Com entoação do Hino Nacional foi aberta a edição de 2019. Os estudantes Kaxararis realizaram duas encenações teatrais. Um contando a lenda do inicio da formação do povo Kaxarari e seus clãs. Na outra, reportaram a aproximação do homem branco há cerca de 80 anos na região do rio Purus em Labrea. A vida e morte de um branco de nome Coronel Aluisio e sua maldade contra Kaxararis foi interpretada pelos alunos.
Também foi realizado o primeiro concurso garoto e garota Kaxararis entre os jovens da aldeia com a participação de cerca de 20 participantes.
Cabo de aço, queda de braço, corrida da tora e apresentação de arco e flecha na parte esportiva da festa foram as mais disputadas. Um almoço coletivo, com peixe ‘muquiado’ na folha da bananeira reuniu todos a sombra de grandes mangueiras.
No discurso das lideranças indígenas, entre elas, de Lucilene, Zezinho e Ari kaxarari, foi relatada a lembrança da historia de luta dos povos indígenas no Brasil e a resistência de 519 anos frente à cultura e ganancia do homem branco.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!