As ações são limitadas e com isso uma grande leva de cães abandonados perambulam pelas ruas da capital
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O grande número de cães sem donos nas ruas da capital, tem trazido uma preocupação a saúde pública, eles estão por toda a parte, bem próximo de nós, são animais que na maioria dos casos foram rejeitados e abandonados por seus donos.
O município não realiza mais a captura desses animais que tem se multiplicado, desde que deixou de ser retirados das ruas pelo centro de controle de zoonose. Há três anos o setor mudou de departamento para divisão de controle de zoonose.
Com a extinção do departamento, milhares de animais foram mortos por eutanásia. Segundo Tiago Martinho gerente da divisão de zoonose, o veículo de remoção a chamada "carrocinha" só atende em caso de urgência, ou seja, onde está em risco a saúde pública.
"Nosso foco é zoonose que são doenças que pode infectar o homem e animais, não promovemos acolhimento nem abrigo ou auxilio a animais de rua ou domiciliar” disse Tiago. E finalizou "A população pode nos procurar ou ligar em casos suspeitos onde há animais com suspeita de doenças, o telefone da divisão é 3901 2874".
O Rondoniaovivo conversou com Cristiane Patrícia, coordenadora do bem estar e proteção animal e secretaria executiva da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema). Na entrevista ela afirmou, “estamos pedindo para a população que comunique a secretaria de meio ambiente e assessoria ambiental eplo fone 3901-1331, 3ª andar, Avenida Brasilia 2.512”, informou. “Fizemos um chamamento publico no mês de agosto, e a previsão que no início do ano seja construído um local para abrigar esses animais que estão nas ruas sem dono”, concluiu. Confira o vídeo com os detalhes:
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!