O sistema imunológico, sistema imune ou imunitário é um conjunto de elementos existentes no corpo humano.
Fachada do Serviço de Pronto Atendimento (SPA) / Foto: Assessoria Astir
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A médica da Astir, Aline Chipola, plantonista no Serviço de Pronto Atendimento (SPA), hoje (26) orienta sobre os riscos de infecções respiratórias. Aconselho ingerir água e/ou outros líquido no mínimo 2 litros por dia e ter uma alimentação saudável que inclua frutas, verduras, legumes, carnes entre outros nutrimentos, essa dieta reforça o sistema imunológico.
O sistema imunológico, sistema imune ou imunitário é um conjunto de elementos existentes no corpo humano. Esses elementos interagem entre si e têm como objetivo defender o corpo contra doenças, vírus, bactérias, micróbios e outros. O sistema imunológico humano serve como uma proteção, um escudo ou uma barreira que nos protege de seres indesejáveis, os antígenos, que tentam invadir o nosso corpo. Assim, representa a defesa do corpo humano, disse a médica.
Ela explica que essa época do ano favorece o aparecimento de bactérias no sistema respiratório devido o tempo seco, queimadas, poeira, entre outros fatores de risco e que as mais comuns que acometem o paciente são:
Os pulmões são órgãos que compõem o sistema respiratório, responsáveis pelas trocas gasosas entre o ambiente e a corrente sanguínea. São dois órgãos de formato piramidal, sendo estes os principais órgãos do sistema respiratório dos humanos.
As doenças mais comumente observadas que acomete os pulmões são:
Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica
Esta é uma doença crônica, progressiva e irreversível que afeta os pulmões, apresentando como principal característica a destruição de muitos alvéolos pulmonares e o comprometimento dos restantes. É mais comum em indivíduos do sexo masculino com idade avançada, sendo que também é freqüente sua observação em indivíduos que já tiveram tuberculose.
Os principais fatores que levam ao aparecimento da DPOC relacionam-se ao tabagismo, vindo em seguida o fumo passivo, exposição à poeira por longos anos, poluição do ambiente e, em certos casos, fatores genéticos.
De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), aproximadamente 80 milhões de pessoas apresentam DPOC moderada a severa, No Brasil, esta afecção acomete em torno de 5,5 milhões de pessoas por ano, segundo o Conselho Brasileiro de DPOC.
Normalmente os pacientes com DPOC apresentam sintomatologia tanto da bronquite crônica quanto do enfisema pulmonar. Deste modo, atualmente utiliza-se mais o termo DPOC quando se faz referência a bronquite crônica e enfisema pulmonar, uma vez que, normalmente, as mesmas coexistem no mesmo paciente apresentando obstrução do fluxo de ar.
Bronquite Crônica
A bronquite crônica é definida como uma inflamação dos brônquios. Geralmente, surge depois de 20 a 30 anos de exposição dos brônquios a fatores irritantes, como o tabaco, poluição do ar, entre outras fontes. Sua ocorrência é mais comum em mulheres do que em homens.
Esta afecção pode preceder ou acompanhar o enfisema pulmonar.
Enfisema Pulmonar
Esta é uma doença crônica, na qual ocorre destruição gradativa dos tecidos pulmonares, passando estes a ficarem hiperinsuflados. Normalmente sua etiologia reside na exposição prolongada ao tabaco ou produtos químicos tóxicos.
Asma
A asma, também conhecida como asma brônquica ou bronquite asmática, é uma afecção pulmonar caracterizada pela inflamação das vias aéreas, que leva à diminuição ou até mesmo obstrução do fluxo de ar. Sua fisiopatologia está ligada a fatores genéticos e ambientais, manifestando-se por meio de crises de falta de ar.
Câncer de Pulmão
O câncer de pulmão é um dos tumores malignos mais comuns, sendo que sua incidência no mundo todo vem aumentando 2% a cada ano. A mortalidade por esse tipo de neoplasia é muito elevada e o prognóstico está relacionado à fase em que é diagnosticado.
O principal fator de risco para o aparecimento dessa neoplasia é o tabagismo. Atualmente, este último corresponde a 90% dos casos desse tumor. É mais comumente observado em homens do que em mulheres; todavia, o número de casos em mulheres está aumentando, enquanto que o número de casos em homens está diminuindo.
Esta neoplasia também pode ser causada por certos produtos químicos, como: arsênico, berílio, asbesto, radônio, níquel, cromo, cádmio e cloreto de vinila, especialmente observados em ambiente ocupacional. Outros fatores relacionados ao surgimento desse tumor são os dietéticos, genéticos, histórico da DPOC e histórico de câncer de pulmão na família.
A MÉDICA RECOMENDA: NÃO TOME MEDICAMENTOS, CHÁS CASEIROS E OPUTROS SEM RECEITUÁRIO MÉDICO, POIS PODE SER PERIGOSO PARA SUA SAÚDE, PRINCIPALMENTE ANTIBIÓTICOS, ANTIINFLAMATÓRIOS, XAROPES, ANTIALÉRGICOS ENTRE OUTROS. A AUTOMEDICAÇÃO EM ALGUNS CASOS PODE COMPLICAR E MUITO O TRAMANETO DE QUALQUER PATOLOGIA, DISSE.
CB PM Alan Mota – Diretor executivo da Astir
O diretor executivo da Astir, CB PM Alan Mota fala que a associação (Porto Velho e no interior os representantes e pólos) dispõe de profissionais médicos de segunda às sextas-feiras, manhã e tarde. “O Serviço de Pronto Atendimento (capital) trabalha 24 horas, 7 dias por semana, para atender os casos de urgências e emergências, com médico, equipe de enfermagem padrão, Hospital Tiradentes, leitos de observação, medicamentos para situações críticas, aparelhos e equipamentos de última geração, ambulância, carro de apoio, outros profissionais de saúde de sobreaviso, hospitais conveniados, laboratório de análises clinicas 24 horas, raios-x, carrinho de emergência com desfibrilador, entre outros”, completou Alan Mota.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!