A importância da Magna Carta, celebrada hoje, reflete na vida de todos, já que é um marco para o desenvolvimento da democracia.
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Muito além de um documento jurídico, base do constitucionalismo moderno, inspiração secular de gerações, é também um antagonismo, se observada a partir da limitação do poder absoluto em prol da garantia dos princípios da liberdade, da justiça e dos direitos humanos como hoje são possíveis e conhecidos. A importância da Magna Carta, celebrada hoje, reflete na vida de todos, já que é um marco para o desenvolvimento da democracia.
Pela relevância para o Estado de Direito, cujos conceitos têm sua base na Magna Carta, o Tribunal de Justiça é o assegurador dos princípios igualitários de justiça que a ela remetem e, como poder instituído para fortalecer o Estado Democrático, a nossa missão é sustentar a construção de uma sociedade que se equilibre nos pilares da liberdade, da justiça e da solidariedade, por meio da prestação jurisdicional.
Todos os atributos de valor para a sociedade, cujos membros do Judiciário nela se inserem não somente como cidadãos, mas também como protetores da relação entre o indivíduo e o poder, devem ser fielmente guardados como instrumentos efetivos de realização da Justiça.
Nisto consiste a missão de ter credibilidade e ser reconhecido como um Poder célere, acessível, responsável, imparcial, efetivo e justo, que busca o ideal democrático e promove a paz social, garantindo o exercício pleno dos direitos de cidadania.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!