A instituição foi fundada em 22 de maio de 1980
Foto: Assessoria
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A Câmara de Dirigentes Lojistas de Porto Velho (CDL) realizou na última terça-feira (22/05), evento em comemoração ao 38º aniversário da instituição. Dentre os convidados, empresários e autoridades em geral. O governador de Rondônia, Daniel Pereira, esteve presente e se propôs a atender algumas reivindicações da CDL ao declarar parceria total do governo aos lojistas.
Ao comentar sobre a instituição, fundada em 22 de maio de 1980, Joana Joanora, que preside a CDL pela segunda vez – a primeira foi entre 2000 e 2004 -, fez breve relato sobre a importância que a câmara tem juntamente à classe empresarial, a população como um todo, alem de enfatizar a importância do poder público: “Vamos precisar ainda mais do apoio do governo para nossas ações que visam beneficiar a economia da capital”, disse ela. A presidente acredita que a parceria com os órgãos públicos é fundamental para fomentar ações que possam facilitar as atividades integradas entre o público e o privado.
O governador Daniel pereira se colocou à disposição com as secretarias de governo que atuam nas áreas afins, dentre as quais a Setur (Superintendência Estadual de Turismo), ali representada pelo empresário de Rolim de Moura, Gerson Zanato, que assumiu recentemente como Superintendente de Turismo.
Ao comparar a idade de fundação da CDL de Porto Velho (38 anos), com o mesmo período que vive em Rondônia, o governador traçou um paralelo sobre a importância de quem nasceu aqui no estado, e quem escolheu Rondônia para viver. “Nasci no estado do Paraná, porém sou rondoniense, porque escolhi Rondônia para viver. Quando a gente nasce num local, não é escolha nossa e o que está em jogo, são questões biológicas combinadas com a geografia, explicou Daniel.
Por outro lado, ainda segundo o governador, quando a gente escolhe um lugar para viver, estas questões estão relacionadas como o emocional, com a empatia e o apreço que a gente tem pelo lugar escolhido. O governador fez estas observações depois de uma pequena enquete com o público presente, que deu ligeira vantagem para quem se declarou ter nascido em Rondônia.
Para o governador, é hora de valorizar nossos produtos. Ele conclamou aos consumidores a verificar nos supermercados de onde são os produtos nas gôndolas e priorizar a compra de produtos fabricados em Rondônia. “Pois assim estaremos fortalecendo nossa economia”, disse. “Quando compramos produtos fabricado em outros estados estamos fortalecendo a economia do estado de origem destes produtos em detrimento da nossa economia, lembrou Daniel.
Histórico
Segundo a presidente Joana Joanora no primeiro estatuto de fundação, a CDL foi instituída mas se tratava de um clube (Clube de Diretores Lojistas). Chegou-se a conclusão que ser um clube não era o suficiente para atender os anseios da categoria, por se tratar de uma entidade meramente recreativa. Foi então que, passado algum tempo, surgiu a idéia de transformar a CDL em câmara, em substituição ao clube, agora sim com atribuições definidas cujo impacto positivo na economia local seria inevitável.
Outra modificação está por vir, revela Joanora. A câmara vai se transformar em sistema (Sistema CDL). Na avaliação de Joanora, a transformação em sistema tornará mais fácil agregar empresários. “Embora tenhamos muitos lojistas parceiros, ainda há potencial de crescimento com novas adesões”, finaliza.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!