Segundo a corporação, prazo de entrega após as manutenções é março deste ano
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Nesta semana, depois de diversas denúncias do Rondoniaovivo e quase dois anos sem ter feito nenhum vôo, o helicóptero PT-HMW doado pelo Ministério Público de Rondônia e pelo Poder Judiciário ao Corpo de Bombeiros Militar do Estado foi levado por uma carreta do hangar da corporação.
Oficialmente, não houve divulgação do que seria feita com a aeronave desmontada. Se iria para uma oficina especializada ou ferro velho.
Muita festa e nada de uso
Há quase dois anos, o Jornal Eletrônico Rondoniaovivo denuncia a inoperância e a péssima compra do helicóptero PT-HMW doado pelo Ministério Público de Rondônia e pelo Poder Judiciário ao Corpo de Bombeiros Militar do Estado (CBMRO).
A aeronave foi entregue ao Governo do Estado em 16 de fevereiro de 2016, mas nunca voou, pois já chegou com defeitos e revisões vencidas. Adquirida junto à empresa Abelha Táxi Aéreo, por 450 mil dólares – o equivalente a R$ 1,1 milhão em 2015, por indicação dos próprios bombeiros e sem licitação com recurso oriundo de multa trabalhista a empresa.
Na cotação da sexta-feira (12), com o dólar a 3,21, o helicóptero custaria “módicos” R$ 1.444.500,00 (um milhão, quatrocentos e quarenta e quatro mil e quinhentos reais).
Na época o comandante do Grupamento de Operações Aéreas (GOA), capitão Philipe Rodrigues Maia Leite, um dos ligados diretamente na compra da "bomba", disse que a aeronave não chegou com defeito, mas que “a mesma veio com manutenções preventivas e calendárias vencidas”.
Alegou também que esse problema não prejudicou o translado da mesma até Porto Velho. Entretanto, desde que foi entregue no inicio de 2016, até hoje o PT-HMW continua esperando manutenção no Hangar do Aeroporto Internacional Governador Jorge Teixeira de Oliveira. Na ocasião, uma grande festa foi feita, para as autoridades posarem para fotos. Depois disso o “sucatão” foi para o hangar e de lá, para uma carreta para destino incerto e desconhecido para a população.
Passeio
De acordo com a assessoria de comunicação do Corpo de Bombeiros, o capitão Phelipe Rodrigues não se pronunciou sobre o assunto, mas que as informações que o setor tinha é que o helicóptero estaria a caminho de Goiás para fazer os reparos necessários e que no início de março ela estará voando.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!