A secretaria Municipal de Saúde informa que, na quarta-feira (11), o anestesista de plantão precisou se ausentar por motivo de Saúde.
Imediatamente a Semsau buscou localizar outro especialista para cobrir o período e dar continuidade aos atendimentos. Porém, por se tratar de um profissional raro em nosso estado, não foi possível, visto que os da cidade não estavam disponíveis. Veja Mais.
A gestante de Campo Novo de Rondônia, admitida por volta das 11 horas, no Hospital Regional, foi avaliada e incormada que seu quadro não necessitava de intervenção cirúrgica, portanto, e evoluiria para parto normal.
As 13 horas, outra gestante, desta vez de Cacaulândia, deu entrada na unidade com quadro de cesariana. Em virtude do risco, foi encaminhada para o Hospital de Base, referência para Ariquemes. Neste caso, a Polícia Militar foi acionada e constatou que a gestante recebeu todo atendimento disponível e necessário para seu transporte sem riscos.
Ressalta-se que neste dia, houve um volume atípico de pacientes vindos de outros municípios para o Hospital de Ariquemes, coincidindo duas emergências no Pronto Socorro, sendo necessário remanejar os médicos do Pronto Atendimento para reforçar os casos.
Os pacientes que aguardavam atendimento estavam devidamente assistidos e triados, podendo, de acordo com o protocolo, aguardar a liberação dos médicos que estavam na emergência.
É importante lembrar que desde janeiro, o número de obstetras que atendem no município passou de 4 para 7, os partos passaram a ser acompanhados por um pediatra, reduzindo riscos pós parto para o bebê , além, é claro da inauguração da Casa de Parto Natural, única no Estado, que humanizou o atendimento em um ambiente muito mais aconchegante, sendo a ser comparado pelas usuárias como de unidades particulares.