Pela primeira vez em Rondônia, o embaixador não poupou elogios ao Estado
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Avança a construção coletiva de soluções comuns aos estados de Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Tocantins, Maranhão e Distrito Federal durante reunião ordinária do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento que faz parte da programação da 5ª reunião do Fórum de Governadores do Brasil Central (BrC) realizado em Porto Velho.
O evento contou na quinta-feira, 5, com a presença do embaixador do Reino Unido Vijay Rangarajan responsável pela palestra ‘‘Parcerias Internacionais – Oportunidade Reino Unido e BrC ’’.
Pela primeira vez em Rondônia, não poupou elogios ao Estado que se projeta internacionalmente como terra de oportunidades. ‘‘A paisagem com rios e floresta é impressionante’’, revela não deixando de ressaltar o clima quente.
Ele destacou ainda que há uma diversidade de oportunidades de parcerias entre os estados que compõem o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central e o Reino Unido. ‘‘Parcerias na área do comércio, energia, agricultura que vocês têm oportunidades enormes em Rondônia e em outras partes centrais do Brasil também, de pesquisas em saúde, tecnologia, cidades inteligentes’’, aponta o embaixador.
Para Rangarajan, outro ganho com a parceria é quanto às questões climáticas. ‘‘Nós temos parceria com o governo do Brasil, com projetos enormes sobre mudança no clima. Isso é muito importante internacionalmente porque envolve Brasil, Reino Unido, União Europeia e a China e pode evitar mudanças climáticas perigosas para todos nós’’, avalia.
Gestão Pública
Se por um lado as parcerias internacionais começam a se tornar mais consolidadas, por outro o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central vem buscando soluções para desafios comuns como o avanço na gestão pública.
Para contribuir com novas estratégias de modernização, investimento e gestão dos governos também estiveram no fórum o especialista principal em Gestão Pública Edgardo Mosqueira e o especialista líder em Modernização do Estado Francisco Caldas, ambos do Banco de Desenvolvimento Interamericano (BID).
Coube a Francisco Caldas a missão de apresentar linhas de recursos de áreas afins do BrC e a Edgardo Mosqueira o compartilhamento das boas experiências de consórcios no mundo. ‘‘O Banco vai mostrar as iniciativas de gestão pública, de governo eletrônico, transparência, de controle, de seguridade cidadã e ajudar os estados que estão precisando de apoio técnico nessas áreas’’, disse Francisco Caldas.
Em um momento delicado que ainda passa a economia brasileira, Caldas ressalta a importância das inovações na gestão pública. ‘‘Não vai haver uma melhora da produtividade brasileira se não houver inovação, gestão, tecnologia e todos os atributos que formam a modernização do Estado’’, avalia. Ele aponta quais as principais ações estratégicas para os estados inovarem.
‘‘O Banco tem feito trabalho ao longo da América Latina e Caribe em iniciativas de modernização do Estado que pautam primeiramente por resolução de trâmites administrativos, incorporação de forma intensa de governança eletrônica e de apoio a um melhor serviço ao cidadão. Queremos que os governos melhorem o atendimento e prestação de serviço aos cidadãos’’, destaca.
Para Edgardo Mosqueira, a formação de consórcio como é o caso do Brasil Central não se resume há apenas enfrentar problemas comuns, mas também na melhoria das condições econômicas e melhor eficiência. ”E essa maior eficiência pode se conseguir quando a produtividade se eleva consideravelmente e esta produtividade pode ser elevada através de um esforço conjunto de todos os estados que integram o consórcio”, aponta.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!