Combate ao mosquito transmissor do vírus da dengue, chikungunya e zika
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Durante esse período chuvoso, os locais propícios para a criação do mosquito Aedes aegypti se multiplicam e a população deve se mobilizar para eliminar os focos. O mosquito é o vetor dos vírus da dengue, chikungunya e zika. O alerta é da prefeitura de Jaru.
Segundo o setor de endemias do município, as larvas do mosquito são incubadas em locais com presença de água parada, e com o calor que faz nessa época, aumenta a velocidade do desenvolvimento dele.
Medidas simples, que estão ao alcance de todos, evitam que a água fique parada e eliminam qualquer chance de proliferação do mosquito.
Confira as dez principais missões de combate à dengue: Cobrir caixas d’água, cisternas, poços e evitar entupimentos de calhas; vedar com cimento os cacos de vidro nos muros que podem acumular água; colocar em sacos plásticos, fechar e colocar no lixo copos descartáveis, embalagens, tampas, cascas de ovo e tudo que possa acumular água; não deixar pneus expostos ao tempo, nunca permitindo acúmulo de água dentro deles;
E ainda, usar cloro em piscinas, limpá-las com frequência e cobri-las quando não estiverem em uso; limpar as bandejas externas das geladeiras e ar-condicionado; esvaziar garrafas, latas e baldes. Guardá-los em local coberto; guardar garrafas pet e de vidro sempre com a boca para baixo. Guardá-las em local coberto; lavar semanalmente, com bucha, sabão e água corrente, os vasilhames de alimentação de animais e lavar os pratinhos dos vasos de plantas e colocar areia até a borda. Evitar plantas como as bromélias, que acumulam água.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!