O piscicultor, que buscava a transferência tecnológica do melhoramento genético e da qualidade da água, além do acesso às empresas fornecedoras de insumos e comercialização para a pesca no Beni, disse que realizou as operações comercias com facilidade.
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
“Com a presença de 12 dos principais compradores de pescado do Brasil, o resultado não poderia ser outro se não o sucesso das negociações”. Foi o que afirmou um dos piscicultores, Francisco Hidalgo, na 3ª Rodada de Negócios do Tambaqui de Rondônia, que logo nos primeiros 20 minutos vendeu toda a sua produção de 2017: 200 toneladas durante evento realizado sábado (17), em Ariquemes.
Para o piscicultor Oscar Saaveda, de Trindad, no Departamento de Beni (Bolivia), eventos como a Rodada de Negócios promovida pela administração pública, além de promover intercâmbio entre os piscicultores e empresários e proporcionar novas expectativas de comércio para todos, também reflete positivamente nos outros países, pois mostra o capricho do governante com o seu estado, a preocupação com o seu povo e o desejo de ser grande, no sentido de driblar a crise, reagindo, investindo no agronegócio, gerando emprego e renda. “Por isso que Rondônia atrai os olhares do mundo inteiro”, destacou Oscar.
O piscicultor, que buscava a transferência tecnológica do melhoramento genético e da qualidade da água, além do acesso às empresas fornecedoras de insumos e comercialização para a pesca no Beni, disse que realizou as operações comercias com facilidade.
Segundo Saaveda, em janeiro representantes das empresas na área de tecnologia e sistema de gestão e processo de produção vão a Bolivia. “No Beni, a piscicultura é semi-intensiva e nós queremos mudar essa realidade buscando tecnologia e exportando a nutrição de Rondônia para produzir mais e com qualidade”, contou o boliviano.
O peruano Cristian Alarcan , além das novidades na área da tecnologia, também buscou empresas interessadas em instalar um frigorífico de peixes em seu País, e conseguiu o primeiro contato com um frigorífico de Ariquemes. Segundo ele, as propriedades rurais são pequenas, porém tem muitos produtores de peixe, e o frigorífico é fundamental para o avanço da piscicultura no Peru.
O governador Confúcio Moura destacou a importância da realização de feiras para fortalecer o vínculo comercial entre piscicultores e empresários.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!