UNIR - Seminário sobre crise política no brasil
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A eleição presidencial de 2014 entrou para a história da Nova República como a mais disputada desde o pleito de 1989. Cenário este que já se desenhava a partir dos movimentos de rua de junho de 2013, quando manifestações de insatisfação de parcelas significativas da sociedade em relação ao governo Dilma Rousseff tornaram-se cada vez mais freqüentes. Com o esgotamento do modelo de crescimento econômico anterior construído durante a era Lula, e a incapacidade do governo em continuar promovendo transformações sociais a partir da efetivação de políticas públicas, além dos escândalos de corrupção na Petrobrás, a gestão de Dilma e o PT passaram a ser o centro dos ataques e das críticas da oposição e de grande parte da mídia.
No início do segundo mandato, a vitória do Deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) para a presidência da Câmara dos Deputados, sobre quem pesam graves denúncias de corrupção, exacerbou profundas fissuras na base aliada, o que, segundo analistas, seria resultado direto da falta de traquejo político da presidente, e da incapacidade do PT em liderar a coalizão de governo no Congresso Nacional, em particular na Câmara. Com um legislativo mais “autônomo” diante do Palácio do Planalto, Dilma Rousseff vem enfrentando sérios problemas com o parlamento, além da perda drástica da popularidade do governo, aprovado por menos de 10% dos brasileiros.
Em meio a uma conjuntura marcada por inúmeras denúncias de corrupção, recessão econômica, aumento da inflação, e risco iminente de impeachment, o segundo governo Dilma depara-se com acentuada crise institucional. Um ano após o fim das eleições presidenciais, a sensação é a de que o pleito ainda não terminou. A oposição liderada pelo PSDB tenta por diversas maneiras alavancar o processo de impeachment, que pode entrar na pauta do Congresso Nacional a qualquer momento.
Nesse contexto de instabilidade política, a Universidade Federal de Rondônia, por intermédio do Departamento de Ciências Sociais, convida a sociedade rondoniense para o Seminário Acadêmico: Para onde vai a crise no Brasil? O evento será realizado no dia 27 de novembro, sexta-feira, às 19h, no auditório Paulo Freire, no campus UNIR, e contará com a presença de estudiosos de renome regional e nacional.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!