Desbravadores são homenageados com Medalha do Mérito Marechal Rondon

Desbravadores são homenageados com medalha do Mérito Marechal Rondon

Desbravadores são homenageados com  Medalha do Mérito Marechal Rondon

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A entrega da Medalha do Mérito Marechal Rondon a 29 personalidades que ajudaram a construir o estado de Rondônia, na noite de terça-feira (17), no Palácio Guaporé em Porto Velho, foi marcada por momentos de emoção. Entre os homenageados, cada um com uma trajetória relevante para o desenvolvimento regional, estava, por exemplo, a professora Vaneide da Silva Santos, educadora aposentada, que abriu mão do benefício da Licença Prêmio para não prejudicar seus alunos.

A insígnia na Ordem do Mérito Marechal Rondon é a homenagem mais importante concedida pelo estado de Rondônia. É através dela, que o governo estadual reconhece que os serviços prestados pelos agraciados contribuíram para o desenvolvimento. 

 Entrega das medalhas foi realizada no Teatro Guaporé, em Porto Velho

 Estavam entre os homenageados, Almir Surui, líder da etnia Paiter Surui, reconhecido internacionalmente pela defesa de seu povo e das causas ambientais; a bibliotecária Glória Valladares, que por décadas dirigiu a Biblioteca Municipal Francisco Meireles, em Porto Velho; a premiada professora Andreia Silva Brito, o ex-jogador de futebol Gervásio Alves Feitosa, que também participou da Caravana Ford, iniciativa realizada na década de 60 para provar a viabilidade da BR-29, mais tarde denominada BR-364. Além deles, empresários, pesquisadores, militares, magistrados e servidores públicos.

“Aqui estão pessoas que representam Rondônia”, resumiu o governador Confúcio Moura, que presidiu a cerimônia juntamente com Emerson Castro, secretário-chefe da Casa Civil.Segundo Confúcio, cada um na sua área, os agraciados prestaram, ao longo de suas vidas, relevantes serviços ao estado. Ele citou o empresário Miguel Arcanjo, de 89 anos, que foi pioneiro no ramo de materiais de construção. Arcanjo veio para Rondônia na década de 40 e estabeleceu-se no tempo em que a cidade de Porto Velho começava a desenvolver-se. 

 O governador destacou alguns dos 29 homenageados. Sobre Almir Suruí, referiu-se como o que mais representa Rondônia no exterior, onde ministra palestras e defende a preservação ambiental. Do líder empresarial José Roberto Tadros, disse que, apesar de residir em Manaus, é um especialista em Rondônia, onde investe e ajuda em diversos setores. A respeito do general de Brigada Ubiratan Poti, ex-comandante da 17ª Brigada de Infantaria de Selva, explicou que realizou muita na preservação da fronteira e ações sociais.

MEDALHAS

No início da cerimônia, o próprio Confúcio, como grão-mestre da Ordem do Mérito Marechal Rondon, entregou diploma e colar da ordem, no grau de oficial, ao secretário-chefe da Casa Civil, Emerson Castro.

 O secretário-chefe da Casa Militar, tenente-coronel Maurício Gualberto, recebeu a medalha no grau de oficial, juntamente com a secretária de estado da Educação, Fátima Gavioli, a superintendente de Cultura, Esporte e Lazer Rodnei Paes e a historiadora Yêdda Borzakov.

A medalha é apresentada a cruz dos templários, a efígie do Marechal Rondon e o contorno do Forte Príncipe da Beira.

A medalha, no grau de cavaleiro, também foi entregue à 17ª Brigada de Infantaria de Selva, representada pelo coronel Gerson Vargas Ávila.

O professor Aleksander Palitot discursou sobre o Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon, acentuando seu caráter humanitário e de pioneirismo na instituição da política indigenista, além do fato de tornar conhecido uma região do país, na qual inclui-se o estado de Rondônia.

HOMENAGEADOS

Os homenageados com a medalha no grau de cavaleiro são os seguintes:

Alcides Zirondi Primo – empresário atacadista e pecuarista, em atividade em Rondônia há 31 anos.

Aleksander Allen Nina Palitot – Professor, historiador, organiza expedições pedagógicas para ampliar conhecimentos dos alunos sobre as história regional.

Almir Surui – líder do povo Paiter Surui, premiado internacionalmente como defensor dos direitos humanos, palestrante, eleito Herói da Floresta pela ONU, em 2013 e 2015.

Sargento Aloisio Miugusto da Silva – presta serviços à Polícia Militar de Rondônia desde 1986.

Andreia Silva Brito – professora da rede estadual, atua na disciplina de matemática. Recebeu prêmio Victor Civita Educador Nota 10, e Educadora do Ano, em 2008, Prêmio Professores do Brasil, em 2009 e 2011, entre outros.

Assis Gurgacz – empresário pioneiro no ramo de transportes e outras atividades. Foi representado por Assis Gurgacz Neto.

Eugênio Odilon Ribeiro – Paranaense, veio para Rondônia em 1980,criou com o irmão Euflávio a empresa Ciclo Cairu, que produz anualmente 350 bicicletas. Atua nos ramos de combustíveis, transportes e agropecuária.

Gervásio Alves Feitosa – Considerado um dos atletas de futebol mais talentosos que já atuaram no estado. Motorista, participou da Carvana Ford.

Gilberto Assis Miranda – Mineiro, veio para Rondônia na década de 70 e instalou-se em Ariquemes. Tornou-se empresário e expandiu negócios para vários municípios. Atua na área de transportes, agropecuária e setor imobiliário.

Glória Valladares – bibliotecária, servidora aposentada do estado. Membro do Grupo de Estudos Integrados Sobre Aquisição da Linguagem.

 Jean-Pierre Angenot  – criou gruos pioneiros  de pós-graduação em Linguística Africana no Brasil e, em Rondônia, na área de bantuísmo brasileiro. Autor de obras sobre o assunto em diversos países do mundo. Professor titular da Universidade Federal de Rondônia (Unir). Foi representado por Geralda de Lima Vitor Angenot.

José Gonçalves da Silva – mineiro, migrou para Rondônia em 1975 e instalou-se no município de Jaru. Veio para Porto Velho em 1990. Criador do Grupo Gonçalves.

José Roberto Tadros – empresário amazonense, presidente da Federação do Comércio do Amazonas, vice-presidente da Confederação Nacional do Comércio, escritor, também atua em Rondônia.

Juan Miguel Villalobos Salcedo – médico, especializado em infectologia, professor adjunto da Universidade Federal de Rondônia, pesquisador da Fiocruz, criador do Ambulatório Especializado em Hepatites Virais de Rondônia.

Juarez Américo do Prado – professor, criou diversas faculdades particulares em Rondônia, incluindo Uniron e Unipec em Porto Velho.

Laudicéia Maria Lisboa Monteiro – professora aposentada, formada em filosofia, letras, português, inglês. Atuou no Colégio Carmela Dutra e outras escolas estaduais.

Marco Antônio de Faria – professor universitário, advogado, ex-juiz de direito, ex-delegado da Polícia Federal, ex-chefe da Casa Civil do governo de Rondônia.

Miguel Arcanjo Filho – pioneiro no comércio de materiais de construção em Porto Velho, onde chegou na década de 40, vindo do Ceará.

Moacir Elloy Crocetta Batista – empresário, atua em Vilhena no setor madeireiro e exportações, postos de combustíveis e transportes. Foi representado por Fernando Batistão.

Pedro Albino de Aguiar – cearense, técnico do governo no Território Federal de Rondônia, técnico na Seplan, professor universitário, escritor.

Pedro Rack Filho – chegou a Rondônia em 1977, proprietário da indústria Rical, que produz e comercializa arroz. Investe em industrias gerando empregos. Representado pela sobrinha Vanessa Moreira Rack.

Raimundo da Silva Maia – paraense, veio para Porto Velho com dois anos de idade. Foi zelador, motorista de táxi e entrou para o ramo de distribuição de combustíveis. Atualmente atua também como pecuarista.

Renato Martins Mimessi – paulista, desembargador do Tribunal de Justiça de Rondônia, presidente da Associação de Cristãos para Ação na Rua – Acriar. Fez o discurso em nome dos agraciados.

Sandra Aparecida Silvestre de Frias Torres – juíza de direito há 20 anos. Foi juíza internacional da ONU no Timor Leste. Representa o Judiciário de Rondônia na Corte Interamericana de Direitos Humanos, atuou na comissão estadual do pós-cheia do rio Madeira, professora universitária.

 Silvio Carvajal Feitosa – porto-velhense, arquiteto, servidor municipal, autor da Bandeira do Estado de Rondônia.

Ubiratan Poti – general de brigada, ex-comandante da 17ª Brigada de Infantaria de Selva, atual chefe do Estado Maior do Comando Militar da Amazônia. Prestou importante apoio à cultura local na restauração do prédio da biblioteca municipal Francisco Meirelles e prédio do Memorial Jorge Teixeira.

Vaneide da Silva Santos – professora do quadro federal. Muitos dos seus ex-alunos são profissionais destacados na sociedade. Abriu mão das licenças-prêmio para não deixar os estudantes sem aula.

17ª Brigada de Infantaria de Selva – ente público com mais de 80 anos em funcionamento na Amazônia Ocidental.

Veja galeria de fotos

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS