Cartão Mais Calcário chega a município como incentivo à produção agrícola
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Depois de entregar no dia 17 o cartão Mais Calcário, em Alta Floresta do Oeste, no dia seguinte o Governo do Estado beneficiou os agricultores de
São Francisco do Guaporé, entregando à prefeitura o documento que garante a distribuição de mil toneladas de calcário. A solenidade aconteceu durante o dia especial sobre bovinocultura leiteira, com ênfase em manejo de pastagens com irrigação, promovido pela Secretaria da Agricultura (Seagri) e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater).
As mil toneladas de calcário possibilitam o atendimento a 400 produtores da agricultura familiar, recuperando um hectare de cada propriedade. O programa é uma iniciativa do Governo de Rondônia, que tem por objetivo atender, neste primeiro ano, a mais de 20 mil produtores rurais da agricultura familiar, recuperando 20.800 hectares em todo o estado.
Segundo o secretário da Agricultura, Evandro Padovani, essa ação só foi possível graças aos investimentos realizados pelo governo na Usina de Calcário Félix Fleury, localizada no município de Pimenta Bueno. “Há dois anos os produtores rurais do estado tinham que importar o calcário do Mato Grosso, com um custo elevado. Hoje, com a usina do estado e outra privada, passamos a ser exportadores. A parti de agora, o salto na produtividade será constante, tanto na pecuária quanto na agricultura familiar, com o cartão Mais Calcário”, destacou Padovani.
O município de São Francisco do Guaporé vem aumentando a produtividade das lavouras do município com ações de incorporação de calcário. Conforme a prefeita, Gislaine Clemente (Lebrinha), os avanços que a cidade e o campo vêm ganhando têm grande influência das parcerias firmadas nos últimos anos entre o governo, Assembleia Legislativa e a prefeitura de São Francisco. “Essa parceria tem alavancado os trabalhos e o desenvolvimento do nosso município”, afirmou Lebrinha.
Além do cartão Mais Calcário, foram entregues 49 títulos da regularização fundiária rural do programa Terra Legal, além do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e liberação de R$ 1,3 milhão contratados pelo Banco da Amazônia através do Programa Nacional da Agricultura Familiar (Pronaf).
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!