ABANDONADO – Bairro da capital está entregue ao caos e moradores clamam por solução
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Moradores do Bairro Lagoa, situação na região Centro Sul de Porto Velho, estão desesperados com as péssimas situações que as
diferentes ruas do bairro se encontram há bastante tempo. Lama, poeira, imensos buracos, escuridão e lixo para todos os lados são alguns dos problemas enfrentados diariamente pela comunidade.
Segundo os moradores do bairro, as ruas estavam intransitáveis com atoleiros. E hoje, devido a chegada do verão, ficou um pouco melhor de trafegar, porém a poeira está levando doenças e alergias a crianças e idosos. Com as ruas sem condições de tráfego o caminhão de lixo ficou há vários dias sem fazer a coleta e os dias de hoje é comum encontrar lixo espalhado para todos os lados.
Os moradores disseram também que o ônibus que transitava na região deixou de circular por conta do estrago que se encontram as vias. Na parte da noite a escuridão toma conta de toda a área, onde constantemente ocorrem roubos, furtos e outros crimes.
No local ainda possuem galerias de valas abertas há mais de cinco anos, como foi confirmado no cruzamento das Ruas Dourado com Pirarará continuam na mesma situação, causando risco de epidemias de doenças e erosão que dia após dias vai engolindo o terreno das residências.
A comunidade indignada fez vários protestos para chamar atenção do poder público na intenção de buscar soluções para os problemas que o bairro necessita.
“Cadê o prefeito e seus secretários que não aparecem para trabalhar, será que só no ano que vem, época de eleição eles vão aparecer com falsas reuniões e dizer que vão resolver tudo? Por favor ajudem-nos”, reclamou uma moradora indignada.
Buscando melhorar a vida da população e solucionar parte dos problemas de infraestrutura da zona leste da cidade, a Prefeitura de Porto
Velho, através da Secretaria Municipal de Obras(Semob), deve assinar nos próximos dias ordem de serviço para execução de rede drenagem pluvial no Bairro Lagoa.
Conforme o projeto, elaborado pela Semob e executado através de uma empresa terceirizada, serão contempladas 15 ruas, que somadas chegam a uma extensão de mais de 15 km de vias, na área entre a Rio de Janeiro, Piramutaba, BR 364 e Rio Madeira. O investimento está avaliado em aproximadamente R$ 4 milhões de reais, recursos próprios do município. O período de execução estimado é de 60 dias.
A proposta da Semob é preparar o bairro para posteriormente pavimentá-lo, a exemplo das demais ordens assinadas em diferentes pontos da cidade, que já ultrapassam os 57 km de extensão de drenagem. "Esta ordem é parte do nosso trabalho que visa a qualidade dos serviços. Primeiro precisamos instalar a rede coletora de água para em seguida fazer a pavimentação completa, com meio-fio e sarjeta", disse o secretário adjunto da pasta, Marcelo Teixeira.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!