Rondônia Rural Show atrai produtores, investidores e estudantes
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Assessores da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária Regularização Fundiária distribuem canetas biodegradáveis e papel semente [reciclado, ecológico e artesanal], que contêm sementes de rúcula, alface e outras hortaliças.
Às 14h30, o professor da Universidade do Pacífico em Lima (Peru), Francisco Pantigoso, abordará a integração comercial entre Rondônia e Peru.
Às 16h30, a técnica da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) em Rondônia, Juliana Alves Dias, explicará e debaterá a cadeia produtiva do leite, enfatizando avanços e desafios da realidade estadual.
A frota de novos caminhões, tratores caçambas do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) está perfilada próxima à sede da administração do evento, no Parque de Exposições Hermínio Victorelli, que abrirá os portões a partir das 7h para o culto ecumênico e visita às instalações da feira. A entrada é franca.
O mote principal da RR Show é “um show de oportunidades para o produtor”. A feira tem 72 estandes, 230 expositores representando mais de 350 bandeiras. O visitante conhecerá os programas agrícolas estaduais e degustará produtos, entre os quais, o café Conilon, do qual aprenderá técnicas de produção, colheita, secagem e armazenamento.
Pecuária e grãos são o carro-chefe: Rondônia é o sétimo maior produtor de carne do Brasil. É o primeiro estado do norte em abate de bovinos: 2,17 milhões de animais, e o sexto na classificação nacional.
O estado tem 12,7 milhões de cabeças e produz mais de meio milhão de toneladas por ano, conforme o IBGE. Exporta para a Venezuela, Rússia, Hong Kong, Egito, Irã, Chile, Líbano, Emirados Árabes. No mercado interno atende Amazonas, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo.
Parque ganha últimos reparos para a abertura da feira
A colheita de grãos cresceu mais de 30% desde a safra 2009-2010. No ano agrícola 2014-14, numa área de 421,9 mil hectares e safra alcançou 1,23 milhões de toneladas, segundo cálculo da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
O evento desperta especial atenção entre universitários. Ônibus fretados trazem estudantes de agronomia, ciência agrárias e engenharia florestal de Rolim de Moura e municípios da Zona da Mata. Virão também acadêmicos da Universidade Federal do Acre em Cruzeiro do Sul (AC).
Entre as parcerias, uma chama atenção: a feira firmará parceria socioassistêncial com a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!