Receita credita hoje quase 12 milhões de restituição de IR 2014 e aquece o comércio nesse fim de ano em Rondônia

Receita credita hoje quase 12 milhões de restituição de IR 2014 e aquece o comércio nesse fim de ano em Rondônia

Receita credita hoje quase 12 milhões de restituição de IR 2014 e aquece o comércio nesse fim de ano em Rondônia

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O valor refere-se ao 6º e penúltimo lote do ano

A Receita credita, hoje (17), a partir das 9 horas, a restituição do 6º lote do IRPF de 2014, o penúltimo do ano. Em Rondônia, 12.504 contribuintes serão contemplados com a restituição, num total de R$ 11.822.078,03, o que pode aquecer o comércio nesse fim de ano no Estado, informa a Delegacia da Receita Federal em Porto Velho.

Na 2ª Região Fiscal (AC, AM, AP, PA, RO e RR) será creditado o valor total de R$ 96.002.722,20 para 88.792 contribuintes.

O lote multiexercício de restituição do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física contempla também restituições de 2013 (ano-calendário 2012), 2012 (ano-calendário 2011), 2011 (ano-calendário 2010), 2010 (ano-calendário 2009) e 2009 (ano-calendário 2008).

O crédito bancário será realizado na conta informada pelo declarante. Após o pagamento aos idosos e contribuintes com alguma deficiência física ou mental, ou moléstia grave, as restituições são pagas em ordem de entrega da declaração do Imposto de Renda – desde que o processamento da declaração tenha sido completado.

Consulta e autorregularização de malha fiscal

Para saber se teve a restituição liberada, o contribuinte deverá acessar a página da Receita na Internet (http://www.receita.fazenda.gov.br), ou ligar para o Receitafone 146. Na consulta à página da Receita, serviço e-CAC, é possível acessar o extrato da declaração, ver os motivos de inconsistências de dados, em caso de "malha fina". Havendo pendências devido a erros ou omissão no preenchimento, o contribuinte pode fazer a autorregularização, mediante entrega de declaração retificadora, utilizando-se o número do recibo da última transmissão.

“O contribuinte que descobrir erros ou omissões na declaração, não deve aguardar ser notificado pela Receita. Ele deve fazer as correções antes de ser notificado pelo Fisco a fim de evitar multas”, esclarece o Delegado da Receita Federal em Porto Velho, Claudiney Cubeiro dos Santos.

Consultas por meio de tablet e smartphone

A Receita disponibiliza, também, aplicativo para tablets e smartphones que facilita consulta às declarações do IRPF e situação cadastral no CPF. Com ele será possível consultar diretamente nas bases da Receita Federal informações sobre liberação das restituições do IRPF e a situação cadastral de uma inscrição no CPF.

Em caso de falta de crédito da restituição, o contribuinte poderá contatar qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento no telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) ou 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos) para agendar o crédito em conta-corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco. Não há crédito em conda de terceiro ou pagamento na "boca do caixa".

Receita não envia e-mail

A Receita Federal informa que não envia e-mail para contribuintes. O Órgão recomenda não acessar a e-mail supostamente enviado pela Instituição a fim de evitar ricos de danos ou furto de arquivos do computador do cidadão.

 

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS