A secretária municipal de Assistência Social, Josélia Ferreira, recebeu em seu gabinete, esta semana Antônio José dos Santos Silva, o Novo, e Ricardo Botelho, lideranças de Extrema, o distrito o mais populoso localizado na chamada Ponta do Abunã. As lideranças vieram reivindicar da secretária de Assistência Social – Semas, o cadastramento de indígenas que habitam a região para que então possam receber o benefício do Bolsa Família.
Antônio José, o Novo, disse que existe uma população de aproximadamente 800 índios, e segundo ele nem 200 recebem o benefício do Bolsa Família a que tem direito. “O restante está sem receber e para receber sabemos que é preciso fazer o Cadastro Único. É o cadastramento desses índios que viemos hoje aqui na Semas reivindicar”, disse Novo.
A secretária explicou que na semana passada, visitou a Ponta do Abunã, e conseguiu reunir, conversar e sentir de perto as necessidades daquela comunidade. “Então tivemos conhecimento dessa questão dos indígenas que tem direito, e não estão recebendo o benefício do Bolsa Família. Nós temos cadastrados muitos indígenas na Semas, mas agora, tomemos conhecimento que existe um grupo maior e então, lá mesmo em Extrema, nos comprometemos buscar a solução para a questão. Já acertamos que faremos um calendário em conjunto com a comunidade. Vamos então nos organizar com as datas, para então visitarmos essa população indígena, nas aldeias, para que possamos fazer todo levantamento e apresentar esse diagnóstico para MDS”, disse Josélia Ferreira.
“Agradecemos a secretária Josélia Ferreira por ido até ao distrito de Extrema nos visitar e observar de perto nossas dificuldades e também pela sua boa vontade que demonstrou em resolver essa questão do benefício do Bolsa Família para os indígenas que moram em nossa região”, disse Antônio José, o Novo.