O Ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN), recebeu ontem, o Deputado Federal Amir Lando (PMDB-RO) e o vice-presidente do Sindicato da Borracha e Seringueiros da Região Norte, George Telles (o Carioca), para solicitar um levantamento do número de aposentadorias pagas aos seringueiros dos Estados do Acre, Amazonas, Pará e Rondônia. A ideia, segundo o sindicato, é mapear a localidade de aproximadamente 12.700 soldados da borracha que recebem pensão vitalícia pela Previdência Social.
O ministério também irá disponibilizar a listagem dos seringueiros que foram a óbito nos últimos quatro anos. “A diretoria achou importante ter a relação completa dos soldados, uma vez que, isso nos ajudará a manter o trabalho de seriedade e as ações do sindicato junto aos seus filiados”, disse Carioca.
O Deputado Federal Amir Lando lembrou ao ministro da importância que os seringueiros tiveram para escrever a história do País. “O que viemos fazer aqui é dar mais um passo nas reivindicações da categoria. Os soldados são pessoas heroicas, que desbravaram a Amazônia e serviram ao Brasil num esforço de guerra, numa condição militar para extrair a borracha”, lembrou.
O ministro Garibaldi se prontificou em atender as reivindicações, elogiou a iniciativa do parlamentar e a coragem do sindicato. “Amir Lando tem prestígio e trânsito livre no Ministério. Nós vamos repassar todas as informações necessárias para que o sindicato sirva melhor a sua categoria”, disse.
Com 96 anos de idade, o aposentado Belizário Costa foi um dos mais de 55 mil soldados convocados pelo Governo Federal para extração do látex na selva Amazônica durante a 2º Guerra Mundial. Ele também participou da audiência e, emocionado, agradeceu todo empenho do sindicato e do parlamentar. “Eu vivi um sofrimento enorme na floresta que só Deus sabe o que eu passei. Minha esposa e eu estamos com saúde debilitada e hoje eu aguardo o reconhecimento e a reparação do governo brasileiro com a nossa gente”, disse.
Empréstimo aos Soldados
Durante a audiência, o Deputado Federal Amir Lando disse que irá propor ao governo federal que abra uma linha de crédito especial para os quase seis mil soldados dos quatro estados. “É justo que a Previdência Social libere o chamado empréstimo consignado aos seringueiros. Eles são aposentados como outros que também são pelo país afora. Por isso, vamos trabalhar para que esse crédito saia de maneira responsável e justa para eles”, explicou o parlamentar.