Prefeitura convocará técnicos e auxiliares de enfermagem aprovados no concurso de 2011
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A prefeitura de Porto Velho convocará técnicos e auxiliares de enfermagem aprovados no concurso público realizado em 2011. O objetivo é completar o quadro de 25% dos servidores da área de saúde, devido a redução da jornada de trabalho de 40 para 30 horas semanais. O projeto de autoria do poder executivo municipal foi aprovado na íntegra pela Câmara de Vereadores na semana passada. O prefeito Mauro Nazif disse que, em vez de abrir novo concurso, determinou à Secretaria Municipal de Administração (Semad) que publique o edital fazendo a convocação dos classificados no concurso público em caráter de urgência, para que sejam efetivados o quanto antes possível.
Lembra, no entanto, que os concursados terão prazo de até 30 dias para aceitar ou não e apresentar os documentos necessários. Nazif disse que lutou no Congresso Nacional pela aprovação das 30 horas em todo país, mas o projeto não foi adiante por causa do Programa de Saúde da Família (PSF), que é mantido com verba federal e é regido por normas estabelecidas pelo Governo Federal, dentre elas, a que exige dois expedientes ao dia. “Quando chegamos a prefeitura assumimos o compromisso de implantar as 30 horas no Município, o que já é uma realidade”, comemora.
De acordo com o prefeito, o projeto que implanta 30 horas semanais para técnicos e auxiliares de enfermagem corrige uma grande injustiça com esses profissionais, uma vez que os enfermeiros há muito tempo gozam desse direito. Mauro Nazif também lamenta o fato de não poder contemplar os profissionais do PSF. “Com a implantação das 30 horas semanais, os profissionais terão mais tempo para se qualificar, descansar e ficar com a família. Menos estressados, cuidarão melhor da saúde dos pacientes e quem ganha com isso é a população”, comenta. O prefeito acrescenta que 85% da categoria é formada por mulheres, que além do trabalho, cuidam da casa e dos filhos.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!